por Eli Halfoun
Há alguns anos, o Ibope era
o dono da palavra final sobre pesquisas políticas. A voz do ainda respeitável
Ibope perdeu força com o surgimento de várias e confiáveis empresas especializadas
em pesquisa, especialmente sobre eleição, época em que essas empresas mais
aparecem. Ainda assim o Ibope continua sendo “a verdade” em relação a pesquisas
de audiência na televisão. A atuação do Ibope sempre mereceu restrições de emissoras
de televisão porque segundo dizem o Ibope beneficia a Globo, o que nunca foi
verdade e muito menos necessário. Agora o Ibope começa a correr o sério risco
de abafar ainda mais a sua voz: no ano que vem a GfK, empresa alemã de
pesquisas passará a fazer uma ampla e mais transparente pesquisa de audiência.
De saída, conta como apoio comercial da Rede TV, da Record, da Bandeirantes e do
SBT que assinaram contratos com a empresa. As emissoras pagarão, segundo
informação, não oficial, 40% menos do que pagam (ou pagavam) ao Ibope. O custo
das emissoras com pesquisas é estimado em R$ 30 milhões por ano com os estudos
encomendados ao Ibope. A GfK pretende instalar inicialmente 6 mil aparelhos de
aferimento de audiência nas casas dos telespectadores. Os aparelhinhos começam
a funcionar em setembro de 2014. A chegada do GfK não significa absolutamente o
fim do Ibope como fonte de consulta de audiência, mas será sem dúvida uma boa e
necessária maneira de conferir os novos números e saber se a Globo é mesmo a líder
disparada. A verdade é que agora nenhuma emissora terá do que reclamar, mas
continuará desconfiando e reclamando. (Eli Halfoun)
2 comentários:
E haverá uma novidade no formato de pesquisa da GfK: segundo a coluna do Daniel Castro, as audiências serão divulgadas em número de pessoas não em pontos. A pesquisa vai indicar que 4, 5 ou 10 milhões de pessoas assistiram tal programa e não que obteve 5 ou 10 pontos.
As audiências da TV Globo vem caindo muito nos últimos tempos. Ela está mudando toda a sua grade. remanejando âncoras de noticiários, programas, horários na tentativa de recuperar os pontos perdidos. Mas a verdade é que a TV Globo se consumiu e não criou nada de novo. Está anunciando mais um programa BBB pata recuperar audiência. O Faustão só dá boa audiência com a "Dança dos Famosos", que vai acabar perdendo porque vem estendendo o resultado com repescagem e contagem de pontos. Vamso ser francos: o Faustão além de chato o seu programa é outra chatura. Faustão era muito melhor quando era gordo e simpático. Agora não está magro nem gordo e tem uma fisionomia que parece doente.
Postar um comentário