domingo, 17 de novembro de 2013

Verdade do Ibope na audiência da televisão enfrentará novas maquininhas de pesquisas

por Eli Halfoun
Há alguns anos, o Ibope era o dono da palavra final sobre pesquisas políticas. A voz do ainda respeitável Ibope perdeu força com o surgimento de várias e confiáveis empresas especializadas em pesquisa, especialmente sobre eleição, época em que essas empresas mais aparecem. Ainda assim o Ibope continua sendo “a verdade” em relação a pesquisas de audiência na televisão. A atuação do Ibope sempre mereceu restrições de emissoras de televisão porque segundo dizem o Ibope beneficia a Globo, o que nunca foi verdade e muito menos necessário. Agora o Ibope começa a correr o sério risco de abafar ainda mais a sua voz: no ano que vem a GfK, empresa alemã de pesquisas passará a fazer uma ampla e mais transparente pesquisa de audiência. De saída, conta como apoio comercial da Rede TV, da Record, da Bandeirantes e do SBT que assinaram contratos com a empresa. As emissoras pagarão, segundo informação, não oficial, 40% menos do que pagam (ou pagavam) ao Ibope. O custo das emissoras com pesquisas é estimado em R$ 30 milhões por ano com os estudos encomendados ao Ibope. A GfK pretende instalar inicialmente 6 mil aparelhos de aferimento de audiência nas casas dos telespectadores. Os aparelhinhos começam a funcionar em setembro de 2014. A chegada do GfK não significa absolutamente o fim do Ibope como fonte de consulta de audiência, mas será sem dúvida uma boa e necessária maneira de conferir os novos números e saber se a Globo é mesmo a líder disparada. A verdade é que agora nenhuma emissora terá do que reclamar, mas continuará desconfiando e reclamando. (Eli Halfoun)

2 comentários:

Quatrocentão disse...

E haverá uma novidade no formato de pesquisa da GfK: segundo a coluna do Daniel Castro, as audiências serão divulgadas em número de pessoas não em pontos. A pesquisa vai indicar que 4, 5 ou 10 milhões de pessoas assistiram tal programa e não que obteve 5 ou 10 pontos.

J.A.Barros disse...

As audiências da TV Globo vem caindo muito nos últimos tempos. Ela está mudando toda a sua grade. remanejando âncoras de noticiários, programas, horários na tentativa de recuperar os pontos perdidos. Mas a verdade é que a TV Globo se consumiu e não criou nada de novo. Está anunciando mais um programa BBB pata recuperar audiência. O Faustão só dá boa audiência com a "Dança dos Famosos", que vai acabar perdendo porque vem estendendo o resultado com repescagem e contagem de pontos. Vamso ser francos: o Faustão além de chato o seu programa é outra chatura. Faustão era muito melhor quando era gordo e simpático. Agora não está magro nem gordo e tem uma fisionomia que parece doente.