por Eli Halfoun
O consumidor é vítima do
mercado de ofertas e serviços: pagamos por tudo e se bobearmos até por aquilo
que não temos e não queremos. Agora as empresas prestadoras de serviços
(especialmente as de telefonia) tentam empurrar para o consumidor mais uma
despesa e uma responsabilidade que sempre foi delas. Muitas empresas estão
deixando de enviar pelo Correio as contas e quando o fazem é com um atraso que
obriga o consumidor a pagar a conta com juros, mesmo que ele não tenha sido o
responsável pelo atraso: não dá para pagar uma conta sem tê-la em mãos. Essa
artimanha parece ter apenas uma finalidade: obrigar o consumidor a buscar fatura
pela internet, imprimir e só então pagar. Quer dizer: transferem para o
consumidor o gasto de papel, de impressão e de tempo. As empresas só querem saber
de receber (geralmente por péssimos serviços) e quando o consumidor reclama é
orientado a imprimir a segunda via, que na verdade é a primeira. As empresas
não levam em conta que muita gente ainda não tem computador e entre os que têm
muitos não sabem acessar esse tipo de serviço. Não há dúvidas de que as
empresas prestadoras de serviços querem mesmo é economizar em papel, selos e
dispensar parte dos empregados contratados para cuidar da expedição de faturas.
Ninguém é legalmente obrigado a acessar a internet para conquistar o direito de
prelo menos pagar suas contas em dia. Deveria isso sim existir uma lei que
obrigue as empresas a continuarem enviando regularmente as contas. Sem a conta
em mãos o consumidor não tem a menor obrigação de pagar nada. Até porque enquanto
a conta não lhe é envida legalmente ele não deve nada. (Eli
Halfoun)
Um comentário:
As empresas repassam ao consumidor tudo que lhe possa render mais lucro.
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