quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Empresas repassam para o consumidor uma despesa que é delas

por Eli Halfoun
O consumidor é vítima do mercado de ofertas e serviços: pagamos por tudo e se bobearmos até por aquilo que não temos e não queremos. Agora as empresas prestadoras de serviços (especialmente as de telefonia) tentam empurrar para o consumidor mais uma despesa e uma responsabilidade que sempre foi delas. Muitas empresas estão deixando de enviar pelo Correio as contas e quando o fazem é com um atraso que obriga o consumidor a pagar a conta com juros, mesmo que ele não tenha sido o responsável pelo atraso: não dá para pagar uma conta sem tê-la em mãos. Essa artimanha parece ter apenas uma finalidade: obrigar o consumidor a buscar fatura pela internet, imprimir e só então pagar. Quer dizer: transferem para o consumidor o gasto de papel, de impressão e de tempo. As empresas só querem saber de receber (geralmente por péssimos serviços) e quando o consumidor reclama é orientado a imprimir a segunda via, que na verdade é a primeira. As empresas não levam em conta que muita gente ainda não tem computador e entre os que têm muitos não sabem acessar esse tipo de serviço. Não há dúvidas de que as empresas prestadoras de serviços querem mesmo é economizar em papel, selos e dispensar parte dos empregados contratados para cuidar da expedição de faturas. Ninguém é legalmente obrigado a acessar a internet para conquistar o direito de prelo menos pagar suas contas em dia. Deveria isso sim existir uma lei que obrigue as empresas a continuarem enviando regularmente as contas. Sem a conta em mãos o consumidor não tem a menor obrigação de pagar nada. Até porque enquanto a conta não lhe é envida legalmente ele não deve nada. (Eli Halfoun)

Um comentário:

J.A.Barros disse...

As empresas repassam ao consumidor tudo que lhe possa render mais lucro.