quinta-feira, 28 de novembro de 2013

É fundamental prevenir mulheres e homens contra o câncer de mama

por Eli Halfoun
Por mais que se façam fundamentais campanhas de prevenção, o Brasil ainda tem, segundo dados oficiais, 576 mil novos casos de câncer por ano. Estatísticas confirmam que o câncer de mama ainda é o mais comum e fatal nas mulheres e o de próstata nos homens. Diante dos números uma pergunta se faz inevitável: será que estamos conduzindo bem nossas campanhas de prevenção? Talvez fosse o caso de fazer campanhas preventivas de mais fácil entendimento e que realmente possibilitem para a maioria da população aprender a prevenir-se para não precisar chegar até um hospital em uma fase adiantada da doença que certamente será fatal até porque os hospitais ainda não oferecem em sua maioria, atendimentos adequados.

Campanhas de prevenção são fundamentais e deveriam ser para todos. Não entendo o motivo de nunca realizarem campanhas de prevenção contra o câncer de mama masculino: os especialistas com que conversei dizem que campanhas para prevenir o câncer de mana masculino não são feitas simplesmente porque o índice de homens vítimas da doença é pequeno e, portanto, não impõe a necessidade de uma campanha de prevenção. Ora, se campanhas de prevenção são justamente para evitar ou no mínimo diminuir o número de casos é de se supor que no caso do câncer de mama masculino índice o poderia ser zero, se os homens soubessem e acreditassem que câncer de mama também atinge o sexo masculino que não tem seio, mas tem mama – uma mama que pode ficar tão doente quanto a das mulheres. Prevenir é um verbo que deve ser conjugado por todos os sexos e em todas as doenças. Se não temos capacidade de cuidar adequadamente de todos os doentes que tenhamos pelo menos a capacidade de evitar que a população fique doente e morra se atendimento hospitalar. (Eli Halfoun)

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Essa observação deve ser indicada não só para os homens mas também para os travestis, que através de aplicação de hormonios femininos adquirem seios como os das mulheres.