quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Ninguém mais vende produtos. Só se vende a esperança do prêmio

por Eli Halfoun
A necessidade de levar vantagem está mais presente no momento na busca de consumidores para todo o tipo de produto. Você compra o refrigerante tal, a cerveja, o automóvel e até a alimentação se o fabricante oferecer mais do que o produto: hoje ninguém compra só o produto. Estamos comprando a ilusão de ganhar prêmios alguns, como anunciam, milionários. Vem cá: não dá para desconfiar que produtos que oferecem tantas vantagens para aumentarem suas vendas é porque não garantem a boa qualidade do que oferece? Talvez essa necessidade incentivar o consumo esteja ligada também ao fato do consumidor ter mudado seus hábitos e agora só compra o que realmente é necessário e útil. A farta distribuição de prêmios incentiva a brasileiríssima cultura do levar vantagem em tudo e no caso de produtos de higiene, perfumaria e outros a qualidade do produto é o que menos interessa. Importante é comprar junto com o produto a esperança de ganhar um prêmio (qualquer que seja) só para contar (e levar) vantagem. A impressão que fica é a de que quem não oferecer nada em troca além do próprio produto ficará fatalmente com a mercadoria encalhada.

 Até a mídia não acredita que pode vender apenas o jornal ou a revista: quase todos os veículos expostos em bancas oferecem aos leitores algum tipo de vantagem. É nesse caso uma prática antiga com a qual nunca concordei enquanto no comando de revistas e jornais. Acredito que ofertas e prêmios e vantagens vicia o leitor que passa a comprar o jornal ou a revista apenas pelo prêmio. Quando o festival de prêmios chaga ao fim os leitores também debandam. São raros os que continuam comprando o jornal ou revista depois que perdem a esperança de ganhar um prêmio, levar vantagem por menor que seja. Convenhamos que isso não é vender o jornal, a revista ou outro produto. Na verdade o que se vende agora é o prêmio, o que é um contra-senso: prêmio não é para vender. É paras dar. (Eli Halfoun)

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Mas o fato é que a venda de jornais e revistas está caindo. Compro meus jornais há muitos anos na mesma banca e o dono da banca, meu amigo, confessa que está vendendo bem menos do que vendia. A sua banca tem geladeira vendendo refrigerantes, vende balas, doces além de outros pbjetos.

Anônimo disse...

VOCES CONHECE ALGUEM QUE GANHOU CARRO DO SUPER MERCADOS GUANABARA?