terça-feira, 12 de novembro de 2013

Criatividade brasileira só não funciona na televisão

por Eli Halfoun
Somos um país privilegiado por estar servido de um povo muito criativo para tudo, especialmente para sobreviver com os miseráveis salários ainda pagos por aqui. A criatividade do brasileiro parece estar bloqueada nos programas de entretenimento da televisão. Não há em nenhum desses programas um único quadro criado no país: são todos comprados no exterior e adaptados para a nossa realidade - isso quando sabemos qual é a nossa realidade. Vejamos: no “Domingão do Faustão” estão muitos exemplos como o “Dança dos Famosos” e o “Tem Gente Atrás”, além de muitos outros. A preguiça se repete no “Caldeirão do Huck” com o “Lata Velha” o “Lar Doce Lar” e muitos outros. No “Programa Silvio Santos” e no SBT de uma maneira geral (assim como na Record) também temos muitos licenciamentos, o que se transformou em uma prática comum e preguiçosa na televisão brasileira. Nada contra copiar o que é bom, mas o problema é que não estamos copiando o que é bom e muitas vezes até pioramos. É uma pena: os profissionais da televisão brasileira são perfeitamente capazes de criar programas e quadros, mas tudo indica que as emissoras não deixam e preferem não trocar seguro pelo duvidoso. Acabam criando uma dúvida maior: será que a nossa televisão sabe fazer televisão? (Eli Halfoun)

Um comentário:

J.A.Barros disse...

A nossa televisão sabe COPIAR. A minha surpresa maior foi a cópia descarada que Jo Soares fez do seu programa do David Letterman da TV americana.
O engraçado é que fazem dos EUA o grande monstro da humanidade e no entanto vivem a copiá-lo e a visitá-lo sempre quando podem. Ninguém vai fazer turismo na Russia.
Pode até ser que o brasileiro seja muito criativo mas na TV não é.