por Eli Halfoun
Somos um país privilegiado por estar servido de um povo muito criativo para tudo, especialmente para
sobreviver com os miseráveis salários ainda pagos por aqui. A criatividade do
brasileiro parece estar bloqueada nos programas de entretenimento da televisão.
Não há em nenhum desses programas um único quadro criado no país: são todos
comprados no exterior e adaptados para a nossa realidade - isso quando sabemos
qual é a nossa realidade. Vejamos: no “Domingão do Faustão” estão muitos
exemplos como o “Dança dos Famosos” e o “Tem Gente Atrás”, além de muitos
outros. A preguiça se repete no “Caldeirão do Huck” com o “Lata Velha” o “Lar Doce
Lar” e muitos outros. No “Programa Silvio Santos” e no SBT de uma maneira geral
(assim como na Record) também temos muitos licenciamentos, o que se transformou
em uma prática comum e preguiçosa na televisão brasileira. Nada contra copiar o
que é bom, mas o problema é que não estamos copiando o que é bom e muitas vezes
até pioramos. É uma pena: os profissionais da televisão brasileira são perfeitamente
capazes de criar programas e quadros, mas tudo indica que as emissoras não deixam
e preferem não trocar seguro pelo duvidoso. Acabam criando uma dúvida maior: será
que a nossa televisão sabe fazer televisão? (Eli
Halfoun)
Um comentário:
A nossa televisão sabe COPIAR. A minha surpresa maior foi a cópia descarada que Jo Soares fez do seu programa do David Letterman da TV americana.
O engraçado é que fazem dos EUA o grande monstro da humanidade e no entanto vivem a copiá-lo e a visitá-lo sempre quando podem. Ninguém vai fazer turismo na Russia.
Pode até ser que o brasileiro seja muito criativo mas na TV não é.
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