quinta-feira, 7 de novembro de 2013

População apoia programa "Mais Médicos. Só os "reis dos camarotes" são contra...


(da redação da JJcomunic)
Pesquisas revelam o que era de se esperar: a população apoia o programa "Mais Médicos". Claro, em muitas localidades existiam vagas mas não havia médicos brasileiros disponíveis para ir ao interior ou à periferia. Ou, ainda, em vários casos, havia médico mas este assinava o ponto e não comparecia, como foi recentemente denunciado. Sem falar na "'máfia" que falsificava impressões digitais para driblar os aparelhos de biometria que controlavam as presenças de alguns doutores brasileiríssimos, caso também denunciado. Há uma certa tradição dos "reis dos camarotes" brasileiros -  com a participação de grande parte da mídia que a representa - de tentar boicotar (e ao longo da história conseguiram inúmeras vezes, apoiaram até golpes nessa cruzada) programas ou iniciativas públicas de alcance social. Foi assim com a campanha contra o educador Paulo Freire, que nos anos 60 desenvolveu um método de alfabetização de grande eficiência; foi assim com os Cieps de Darcy Ribeiro, que ofereceriam tempo integral, assistência médica e odontológica, prática de esportes, apoio escolar etc a crianças de bairros populares. O programa foi alvo de furiosa campanha dos meios de comunicação que faziam oposição ao governo Brizola. A universidade pública, o sistema de cotas, o Bolsa Família, todos, receberam e recebem editoriais demolidores dos principais jornais. A mesma reação - dessa vez com o incentivo ao corporativismo da categoria - tentou atropelar o "Mais Médicos". Se  o problema eram os cubanos (recebidos em Fortaleza nos moldes em que a SS tratava as minorias na Alemanha nazista) ou estrangeiros em geral, o governo brasileiro passou a oferecer as mesmas condições para atrair rumo ao interior os profissionais brasileiros que reagiam à importação de médicos. Não obteve muito sucesso. Houve quem não aceitasse trocar a praia pelo sertão. Mas as vagas estão abertas a quem mudar de ideia. Enquanto isso, os números demonstram que, para quem interessa, o povão, os gringos são bem-vindos.
LEIA NO JORNAL DO BRASIL A MATÉRIA SOBRE A PESQUISA
CLIQUE NO LINK

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Não houve crime maior contra a Educação no Brasil como o que foi cometido ao derrubarem o projeto dos CIEPs criado pelo brilhante antropólogo e genial Darcy Ribeiro. Com a derrubada desse projeto a Educação no Brasil começou a andar para trás e até hoje não se recuperou. O governo do PT poderia num gesto de nobreza e de inteligência recuperar esse projeto e salvar a Educação neste país.

Mário Sérgio, professor disse...

Comentário correto, amigo. Pelo menos no campo federal, o PT deveria pegar essa bandeira. Já está devendo isso. Os meninos pobres do Brasil continua precisando da escola em tempo integral. Governos sérios de outros partidos nos estados e municípios também assumam isso. Collor, veja você, tentou fazer uma escola parecida mas como ele a ideia naufragou naquele tempo.