quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Genoino: cuidados especiais com a saúde e com a opinião pública

por Eli Halfoun
Entre todos os mensaleiros já recolhidos ao xadrez, o ainda deputado José Genoino (provavelmente terá seu mandato cassado pela mesma Câmara que não cassou o do também deputado-prisioneiro Natan Donadon) é o que mais tem sido julgado e comentado publicamente. Não era segredo para ninguém que Genoino tinha sido submetido a difícil uma cirurgia cardíaca e que precisa de cuidados especiais, que na cadeia certamente não terá. Ninguém tem dúvidas de que Genoino precisa pagar pelos malfeitos que cometeu, mas do jeito que estão encaminhando sua prisão o que se comete é uma desumanidade - um quase assassinato com requintes de crueldade Genoino é um homem doente que pode morrer a qualquer momento se não tiver os cuidados adequados. Acredito que é exatamente nesse perigo de morte que está o problema maior em relação a Genoino. Se ele morre na cadeia a opinião pública passará imediatamente a considerá-lo uma vítima do sistema judiciário e carcerário desse país que em matéria de cadeia oferece o que há de pior e não ajuda a recuperar ninguém para a sociedade. A morte anunciada e apressada transformaria Genoino em um mártir e em um herói. Que ele até poderia ter sido se não tivesse metido a mão nessa vergonhosa e suja cumbuca do mensalão. As condenações dos mensaleiros não podem ser vistas com piedade, o que devolveria ao país uma impunidade que ainda nem acabou. Genoino deve ser tratado sim como um condenado, mas nunca com a desumanidade que se tem cometido contra um homem doente, que é, aliás, a mesma desumanidade que o Brasil comete em todos os hospitais públicos do país. Genoino precisa sim de cuidados especiais de saúde. Todos os brasileiros também precisam, mesmo que não sejam cuidados tão especiais. Basta que sejam cuidados com a saúde. (Eli Halfoun)

3 comentários:

J.A.Barros disse...

Os laudos periciais dos médicos que examinaram o condenado José Genuino dizem que ele tem de voltar para a PAPUDA, que é o lugar onde ele deve ficar.

alberto carvalho disse...

Ninguém que esteja preso por matar ou roubar dinheiro público, merece tratamento especial. Mesmo aqueles que têm qualquer tipo de doença. Tem que ser tratado dentro da cadeia. Tratado igualmente como todos os condenados devem ser tratados. Sem nenhum privilégio.

Tania Carvalho disse...

Concordo plenamente com alberto carvalhoine . Quantos condenados estao mesma situacao de saude que ele e nem por isso tem tratamentos especiais.
A lei tem que ser igual pra todos, senao vira Brasil.