domingo, 19 de janeiro de 2014

Historiadora investiga colaboracionismo da grande imprensa com a ditadura

(da redação da JJcomunic)
Uma história que não foi suficientemente escrita e apurada é a colaboração das empresas com a ditadura. Casos como o da Panair e da Tv Excelsior, corporações que foram destruídas pelos militares para favorecer concorrentes se multiplicaram pelo Brasil. Enquanto não aparece o historiador que vai investigar centenas de casos semelhantes envolvendo grandes e pequenas empresas - a Comissão da Verdade ensaiou abordar alguns casos mas silenciou - a historiadora Beatriz Kushnir pesquisou a ação dos censores na imprensa. Ela acaba de lança o livro "Cães de Guarda - Jornalistas e Censores , do AI5 à Constituição de 1988 (Boitempo). Kushnir desfaz o mito de que a imprensa resistiu à ditadura. Não só não resistiu como colaborou. A autora credita aos jornais alternativos o único foco de contestação à ditadura.


LEIA A MATÉRIA NA CARTA CAPITAL. 
CLIQUE AQUI



2 comentários:

J.A.Barros disse...

Para quem trabalhava na imprensa durante o regime militar não desconhece esses fatos. A imprensa colaborou sim e na mesma medida que muitos jornalistas pertenciam a grupos de resistência à ditadura militar pequenos grupos de jornalistas apoiavam o regime.

Nelio Horta disse...

Eu era no JB nesta época e conheci "coleguinhas" que apoiaram a Ditadura Militar. Mas não foram só jornalistas. Quase toda a classe média, principalmente da Zona Sul do Rio, comemorou, com entusiasmo a queda do Presidente João Goulart. Enquanto eles comemoravam, os porteiros dos prédios, de "Radinho de pilha" nos ouvidos, lamentavam...