quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

30 ANOS DE SAMBÓDROMO

A capa da Manchete, edição de 1984. Foi o primeiro carnaval do Sambódromo. A foto mostra o show que a Mangueira deu no sábado das campeãs ao arrastar um multidão no desfile da vitória. 


Reprodução do livro "Rio 92" (Bloch Editores) 

Fotos; Reproduções do livro "Rio 92" (Bloch Editores)

por Alberto Carvalho
No dia 2 de março de 1984 (uma sexta-feira), o  sambódromo era inaugurado pelo então Governador Leonel Brizola. Um local definitivo para os desfiles das escolas de samba era uma ideia defendida pelos sambistas havia muitos anos. As principais escolas passaram a desfilar divididas em dois dias - até 1983 o desfile principal acontecia apenas no domingo. Num regulamento que só valeu para aquele ano houve uma campeã para domingo (Portela) e outra para segunda-feira (Mangueira) No desfile das campeãs, a Mangueira, com o enredo homenageando Braguinha, tornou-se a supercampeã dando meia-volta na passarela desfilando no sentido contrário com o público invadindo a pista. A TV Manchete transmitiu o desfile com exclusividade, uma vez que a TV Globo, que até então detinha esse direito, desistiu da cobertura por achar os preços estipulados para tal eram exagerados. Quando a TV Manchete, corajosamente bancou a cobertura, os diretores da Globo quiseram voltar atrás mas já era tarde. A pequena equipe da TV Globo que registrava o evento, quando identificada, foi impiedosamente vaiada pelo publico devido as incompatibilidades da empresa com o Governador Leonel Brizola.

3 comentários:

J.A.Barros disse...

Brizola deu às escolas de samba o seu templo sagrado de desfile para todo o sempre. É sempre bom lembrar quem construiu o Sambódromo.

Pacelli disse...

O samba merece esse palco. Sem saber, Brizola construiu um local olimpico já que o Sambodromo será o ponto de largada e chegada da maratona olimpica. A reforma da passarela com o fim do predio dos camartes e no lugar a nova arquibancada já foi pra isso. Grande Brizola

alberto carvalho disse...

O Sambódromo fora do carnaval se transforma num complexo educacional(escola pública) que serve a cerca de 10 mil crianças.