quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Brazil com Z tem imagem muito melhor do que Brasil com S. É bom ler isso lá fora, de vez em quando, já que a mídia brasileira pratica como ideia fixa um jornalismo patológico-depressivo

(da redação da JJcomunic) 
O portal americano Huffington Posta acaba de fazer uma grande matéria sobre o  Brasil. Não é reportagem de economia, nem de política, nem apenas turística embora todos esses ingredientes estejam lá em uma embalagem comportamental. O foco é como vivem os brasileiros, hoje. No título: "O que o Brasil pode ensinar ao mundo sobre viver bem". Ainda bem que um veículo que não precisa fazer "jornalismo político-partidário", como é a regra entre os grandes grupos de comunicação brasileiros, pode oferecer uma outra visão, menos apocalíptica, menos negativa, e, em alguns casos, até menos racista, do que o discurso único que é oferecido por aqui. O Huffington Posto tem, só nos Estados Unidos, 50 milhões de leitores, sem falar no amplo alcance internacional. Pelo menos um importante público estrangeiro fica sabendo que o dilúvio, a "solução final" e as trevas ainda não assolaram o país como propagam por aqui os "tios" e "tias" do colunismo depressivo. Veja alguns tópicos da matéria do HP: em tradução livre:
1) O Brasil ocupa um lugar na imaginação do público, graças à sua beleza física incomparável, sua rica arte e cultura e o incrível calor com que os brasileiros recebem visitantes.
2) Desde que a FIFA e Comitê Olímpico anunciaram a Copa no país e a Olimpíada no Rio de Janeiro, o Brasil vem tendo seu "momento" no cenário mundial.
3) A felicidade é uma prioridade - e uma política. A alegria contagiante não deve ser subestimado - afetando a cultura e política em igual medida.
4) Pesquisa classifica o Brasil como o mais feliz dos países BRICS (Brasil, Rússia , Índia, China e África do Sul) - ou seja, o mais feliz entre os países que ainda lutam com enormes desigualdades e circunstâncias econômicas e sócio- político de mudança rápida
5) O exercício físico é  importante para os brasileiros. Na verdade , o país tem a segunda maior indústria de fitness em todo o mundo depois de os EUA.
6) Há sempre sempre uma maneira de realizar algo . Essa mensagem de resistência e desenvoltura é fundamental para a cultura brasileira, onde o conceito do brasileiro jeitinho, uma " forma " alternativa ou um atalho para obter o que você precisa é fundamental para a vida diária. O " jeitinho " é um diminutivo da palavra jeito e refere-se à maneira pela qual se pode contornar um emaranhado burocrático ineficiente.
7) O Brasil é um caldeirão étnico e racial formado por índios, negros, descendentes de portugueses, italianos, alemães, japoneses, coreanos. É um mosaico que respeita as culturas e tradições distintas. Em Salvador, a cultura Yorubá do século 19 é tão bem preservada (devido à triste história da cidade como um centro de comércio internacional de escravos ) que os estudiosos da cultura e da história da Nigéria visitam a Bahia para aprender. 
8) Se você já viveu ou trabalhou no Brasil , você sabe que o tempo pode ser medido nas pequenas xícaras de café. No total, os brasileiros bebem uma média de 5,8 kg de café por pessoa, por ano, o que pode ajudar a melhorar a saúde do coração, prevenir o diabetes e alguns tipos de câncer e até mesmo afastar a depressão.
9) Historicamente , a grande distância entre os pobres e os ricos tem sido uma fonte de injustiça, falta de saúde e falta de mobilidade. Mas isso está começando a mudar. A desigualdade de renda está caindo a uma taxa de 2,2 por cento a cada ano, de acordo com um relatório do Centro de Políticas Sociais da Universidade de São Paulo. Enquanto isso, a taxa de pobreza cai 7,9 por cento por ano - três vezes o ritmo recomendado pela ONU. E o rendimento escolar está em ascensão, graças a um aumento de 60 por cento nos gastos públicos em escolas secundárias , entre 2000 e 2009.
10) A música brasileira é virtualmente sem paralelo no mundo pela diversidade de estilo e criação prolífica : do samba ao pagode, axé , forró e brega no Nordeste para MPB, rap e funk carioca nas grandes cidades para o choro, tropicália e bossa nova do 1960 (e seu renascimento hoje ) .
11) O acesso à praia é um direito civil. Um dos maiores recursos do Brasil é também, talvez, o seu mais democrático hábito: praias . No Brasil, a praia é vista como um espaço público cheio de diversidade e acessível a todos.
12) Como acontece nas culturas contemporâneas do mundo inteiro, as famílias estão cada vez menores e mais dispersas devido ao progresso e ao aumento da urbanização e mais mulheres na força de trabalho, mas ainda há um forte sentimento de unidade familiar e de conexão na cultura brasileira.
VEJA A MATÉRIA DO HUFFINGTON POST, CLIQUE AQUI 

7 comentários:

J.A.Barros disse...

Vou me mudar para esse país que esse blog está se referindo. Se esse país é tão feliz assim o que estou fazendo neste país em que nasci e moro até hoje?

MC Space disse...

Isso é conhecido lá fora tanto que estrangeiros investem no Brasil. O resto é campanha eleitoral feita pelos ricos que nao querem abrir mao de privilegios.
Aqui é Brasil de Lula vai ser dificil tomar o que o povão conquistou. Vamos pra rua e pras urna defender. Riquinho nunca mais.

Wilson disse...

A imprensa está cheia de picaretas que fazem campanha eleitoral e babam o ovo dos seus patroes para sobreviver. Eita profissaozinha suja.

Arthur Z. disse...

Sem imprensa livre a democracia nao existe

Luiz do Posto disse...

É mermo? Foi essa imprensa que ajudou no golpe de 64, ficou ao lado com a ditadura e até hoje nao aceita governo do povo só dos seu cumpimchas

J.A.Barros disse...

Sem a imprensa livre não se saberia dos "äloprados" de São Paulo, do "mensalão "do PSDB de Minas Gerais, do "Mensalão " do PT, dos escândalos do Banco do amigo do ex-presidente, das propinas do metro e dos trens da "Siemens" e da Alston" envolvendo os MCovas, Serras, ALkimins, as propinas dos auditores da prefeitura do Kassab de SÃo Paulo, do Demóstenes Torres e da curriola do Cachoeira e da escala do avião da dona Dilma em Portugal para comer o bacalhau do "Pito".
Sem a Imprensa atuante a Papuda ficaria vazia dos políticos corruptos.

J.A.Barros disse...

Quem dá golpe de Estado é a força armada que não precisa da imprensa para tomar o poder O poder é tomado na marra sob a mira dos canhões. Foi assim na Argentina, no Chile, no Brasil e nos paises da África que sargentões se investem de generais e derrubam governos uns atrás do outro.
A Imprensa não empunha fuzis nem carrega canhões empunha sim a caneta e a máquina impressora denunciando os corruptos e ladrões sejam eles de país forem.