sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Passou da hora de expulsar os violentos black blocs de campo

por Eli Halfoun
Ninguém engana o povo por muito tempo nem mesmo quando acredita estar fazendo isso. Enquanto a população acreditou que os black blocs eram manifestantes que como muitos outros faziam apenas reivindicações os mascarados foram bem vindos, mas quando o povo percebeu que os mascarados não estavam (como não estão) preocupados em reivindicar nada, mas apenas em promover baderna e através dela acabar com a credibilidade de qualquer manifestação isso mudou.  Do jeito que a população está revoltada com os black blocs (o nome surgiu em 2007 na Alemanha para protestar com a repressão policial) é quase inevitável que em próximas manifestações os manifestantes do bem decidam expulsar a tapa os black blocs das ruas. Essa evidente revolta popular contra uma minoria covarde de vândalos pode acabará criando uma “guerra” que resultará em atos de violência física e material prejudicial para todos.
O governo também está de olho e vai endurecer contra movimentos tipo o “Não Vai ter Copa”, que ultimamente tem tumultuado bastante. Está em estudos inclusive a possibilidade de prender os manifestantes desses grupos até o final da Copa do Mundo.  Dependendo da situação os black blocs podem ser enquadrados em violação do Código Penal A provável prisão de manifestantes violentos até depois da Copa é vista como necessária prevenção para evitar confrontos nas ruas e perder o controle da segurança antes, durante e depois da Copa. Aliás, a segurança na Copa contará também com o reforço de dez mil homens da Força Nacional de Segurança atuando em 15 estados. Não está afastada também a possibilidade de utilizar o reforço do Exército.

É uma pacífica competição esportiva, mas parece que estamos nos preparando para uma guerra. Seria o esporte como bandeira da paz se os black blocs não atrapalhassem tanto. (Eli Halfoun)

Um comentário:

J.A.Barros disse...

O que a polícia tem de fazer é prender todo mascarado que aparecer nas manifestações. Prender e submeter a interrogatórios e investigar a razão desses quebra-quebras promovidos pelos black blocs. Esses atos de vandalismo não são gratuitos. Tem alguma coisa por trás desses movimentos violentos. Deve ter fundo político financiando os "black blocs ". Agora, a polícia tem que investigar, não se limitar e a prender e soltar horas depois. Se for menor prende e interroga com a presença de um advogado. É menor e solta? Não pode ser assim. Esse menor está ali, dando a cara a tapa, por algum motivo, que não é ideológico e só pode ser financeiro. É preciso saber quem está pagando essa garotada – se forem menores mesmo – para saírem às ruas quebrando o que vier pela frente. Esse movimento mascarado não é gratuito.