quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Brasil mostra a sua cara para pegar os turistas pela barriga

por Eli Halfoun
O Brasil produz muitos e bons gêneros comestíveis, além dos chamados básicos e essenciais (feijão, arroz, legumes, etc.). A maioria pouco (às vezes nada) nada fica devendo aos mesmos produtos importados Quem conhece as fazendas produtoras (são quase indústrias) e cidades do interior de São Paulo e também no interior do Rio sabe que produzimos excelentes embutidos (salames, salsichas), queijos, azeites, geléias, vinho, conservas a nossa imbatível brasileiríssima cachaça e por aí vai. Não são o que se pode chamar de produtos típicos do país e nem agradam a todos os paladares (só os mais sofisticados), mas mostram que o Brasil é excelente produtor mesmo que não seja só de produtos aqui criados. De qualquer maneira vale conhecer o que faz para e pela boa mesa dos lanches e petiscos. É para isso que nasceu em São Paulo uma nova oferta em turismo: organizar tours para um roteiro de degustação mostrando também toda a beleza, simplicidade e grandeza do interior paulista e carioca. 

Incentivar esse tipo de turismo gastronômico (turista também se pega pela barriga) é incentivar acima de tudo o turismo interno brasileiro. Antes de conhecer a Europa ou as cidades turísticas americanas é bom conhecer o mais puro e intensamente ingênuo e por isso mesmo muito belo ingênuo Brasil, de onde saem pessoas e produtos nos quais deveríamos acreditar mais. Muito mais. (Eli Halfoun) 

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Acho que não é bem assim. Não posso esquecer que empresas brasileiras distribuidoras de leite à população além de aumentar a quantidade de água no produto misturavam também soda caustica ou outro produto corrosivo qualquer e olha que não eram empresas de fundo de quintal, eram empresas de grande porte e reconhecimento no mercado.
O Brasil perdeu o mercado da borracha porque nas bolas de látex que eram exportadas para a Europa os exportadores brasileiros misturavam pedras para chegar ao peso de mercado.
No comércio do café, os exportadores brasileiros faziam alguma coisa parecida nas sacas do produto. Esse comportamento é a cara do brasileiro que quer tirar vantagem em tudo.