quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Aqui estão os clubes que mais devem salários aos jogadores

por Eli Halfoun
Os campeonatos estaduais de futebol não serão paralisados pela greve dos jogadores do movimento “Bom Senso Futebol Clube” que reivindicam melhores condições profissionais nas competições. A greve não está fora de cogitação. Pelo contrário: pretende ser mais abrangente e está prevista para o início do campeonato brasileiro quando o movimento também divulgará a relação de clubes que mais devem aos jogadores. O primeiro levantamento tem entre os devedores três clubes cariocas (Vasco, disparado na liderança, Flamengo e Fluminense), um paulista (Corinthians), dois gaúchos (Inter e Grêmio) e um mineiro (Atlético). Um clube mineiro, o Cruzeiro, e um paulista, o Palmeiras, justamente os campeões brasileiros dos grupos A e B são entre os chamados grandes os únicos que estão realmente com tudo em dia com seus jogadores, o que não é nenhum favor, mas sim uma obrigação trabalhista e não só para clubes de futebol.
A relação de devedores foi feita com base no atraso de salários, do pagamento de direitos de imagem e de outras obrigações contratuais. O Bom Senso apurou também que os clubes não têm o menor respeito e bom senso com seus contratados, o que não é novidade. A novidade é que: muitos clubes mantêm mais ou menos em dia os salários dos jogadores titulares e atrasam salários e outros direitos dos reservas. Quer dizer: se um titular não tiver condições de jogo nenhum reserva é obrigado a entrar em campo. Afinal, quem não recebe não é obrigado a trabalhar.

O meu Vasco está mal também com a torcida: foi o clube que menos vendeu chips personalizados em 2013. Flamengo e Corinthians foram os maiores vendedores e, portanto, não pagam aos jogadores porque não querem ou gastam demais em outras coisas. Inclusive pessoais. (Eli Halfoun)

Nenhum comentário: