sábado, 17 de outubro de 2009

Rio sob ataque e o Brasil curtindo o fim de semana


O exército francês patrulha o aeroporto Charles De Gaulle e pontos movimentados de Paris. É um reforço legítimo à ação da polícia. Aqui, as Forças Armadas recorrem à Constituição como argumento para permanecer nos quartéis enquanto o pau está comendo aqui fora. Curiosamente, ao longo da história recente, o Exército, a Aeronáutica e a Marinha deixaram o quartel por várias vezes para derrubar governos civis e atropelar precisamente a Constituição que agora tanto, e no caso, "respeitam". A Zona Norte do Rio foi atacada hoje, militarmente, por traficantes. Até helicóptero foi abatido. Policiais militares foram mortos, ônibus foram incendiados. Dizem os especialistas que, hoje, a polícia militar do RJ e grupos de ação especial da Polícia Civli estão mais bem preparados para combate do que as Forças Armadas. Faz sentido. Tanto que já foram requisitados para operações da ONU no Timor Leste e no Haiti. Talvez por isso seja até compreensível que as Forças Armadas prudentemente prefiram ficar na moita. Quem tem tem medo. O Ministério da Defesa pede ao governo mais equipamentos. Caças, tanques, submarinos. Pra que? Pra ficar estacionados nos quarteis, nas bases, nos ancoradouros? É melhor gastar esse dinheiro nos necessários veículos terrestres blindados e helicópteros idem para a PM e a Polícia Civil do RJ. A guerra, infelizmente, é aqui. Se o Brasil vai sediar uma Copa e o Rio uma Olimpíada é hora de agir com os argumentos que o crime armado ouve e entende. É preciso empreender a uma distribuição igualitária da segurança, ou não é? Quem pode contrata guarda-costas particulares e bem armados. Os demais cidadãos só contam com as forças públicas. Na reprodução da imagem da Globo News, a entrevista coletiva do Secretário Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro José Mariano Beltrame.

2 comentários:

deBarros disse...

Eu sou do tempo que bandido tinha medo da Polícia. Delegados da época subiam os morros sózinhos e traziam os bandidos presos em suas mãos. Ah!, vão dizer: "naquele tempo tudo era diferente". Sim, era diferente mas bandido é bandido em qualquer tempo e os bandidos daquela época só não faziam tráfico de drogas mas o resto era a mesma coisa.
Garotinho quis implantar uma nova polícia sob um ângulo moderno e operacional reformando todo o sistema policial do Estado. A reação dos policiais foi tão grande, com ameacas até de morte, que o projeto foi abandonado.
Aquele que não se pode dizer o nome, quer gastar não sei quantos bilhões de dólares na compra de aviões Rafales, submariinos franceses, que não conseguem navegar submersos, tanques ultra modernos, navios de guerra, não sei quantos helicópteros. Pra que? Ficarem todos esses bilhões de dólares, guardadinhos nos quartéis, nas bases navais e bases aéreas. Enquanto isso, aqui no Rio, os bandidos vão dando surras fabulosas nos policiais que tentam prende-los. Esse é o País de "Faz de conta", e do "me engana que gosto"

deBarros disse...

Vocês repararam como o Sr. Beltrame engordou depois que foi nomeado Secretário de Segurança do Estado do Rio? Engraçado, não?