sábado, 17 de outubro de 2009

Palpite triplo

1) Joguinho chato aquele de ontem da seleção sub-20. Seria bom esses garotos assistirem a uns DVDs de artilheiros atuais - com DNA de goleadores, como o Luis Fabiano, o Messi - ou de gerações anteriores como Roberto Dinamite, Zico, Vavá, Careca... Vai ver eles entenderiam que a construção da jogada e a troca de passes devem culminar com o chute a gol. Simples. Futebol não é roda-de-bobo com trocas de passes e firulas sem destino. E, ao contrário do que a TV quis justificar, nem acho que o time perdeu tantos gols assim: quando os meninos chutavam a gol era um totó fraquinho que o goleiro de Gana pegava na boa; quando a bola era cruzada na área, os caras saltavam pouco e as cabeçadas invariavelmente saiam de baixo pra cima e naturalmente seguiam a direção natural da bola... rumo às alturas. É só conferir no replay. Derrota merecida.
2) O jornal diz hoje que Dunga quer controlar tudo na Seleção. Acho ótimo. Grande parte da imprensa esportiva deixou passar sem comentários a farra que aconteceu na Copa da Alemanha. Tudo era festa, alguns jornalistas conhecidos até foram jantar e tomar um vinhozinho com o Parreira com direito a foto e tudo. A ida de jogadores para boates acontecia na cara de todos mas - lembram?- só se tornou pública quando uma agência de notícias europeia distribuiu a foto do fato. Às vésperas do jogo contra o Japão, por exemplo, jogadores de folga (isso, eles tinha folga depois de cada jogo e podiam fazer o que quisessem. E pensar que, em 1958, Garrinha tinha que pular o muro da concentração, na Suécia, para dar umazinha) foram para boates em Dusseldorf. A grande imprensa noticiou? Não. Com a Copa no brejo, apareceram as críticas. Mas aí inês era morta. Resumindo: Dunga está certo em acabar com a festa, impôr horários, não privilegiar TV que entrava na concentração na hora em que queria, Pânico, Cassetas, Jornal Nacional praticamente não saiam dos treinos, está certíssimo em pôr um ponto final nos tais espaços vips e privilégios para convidados dos patrocinadores com trânsito livre até no vestiários. Alguém duvida de que parte da críticas que o treinador sofre tem origem nessa nova disciplina?
3) Há pouco foi o atletismo, agora atletas do ciclismo foram flagrados nos exames antidoping. Melhor as confederações abrirem guerra contra esses falsos esportistas e afastarem a turma de vez. É caso de polícia e envolve tráfico de substâncias controladas ou proibidas. É hora de fazer a faxina e abrir espaço para as novas gerações que pretendem chegar limpas aos Jogos Olímpicos do Rio.

Nenhum comentário: