segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Boticão assassino

por Eli Halfoun
A principal função de um dentista é salvar dentes. Um dente só deve ser arrancado se não houver nenhuma maneira de recuperá-lo. Pelo menos é assim que devem proceder os bons profissionais da Odontologia, mesmo agora que os implantes estão na moda e custam muito caro, ou seja, o dentista ganha muito mais. O avanço técnico da Odontologia faz muito mais absurda a notícia de quem um jovem de 27 anos teve todos os seus dentes saudáveis arrancados criminosamente por um dentista (?) no Hospital da Asa Norte, em Brasília.
Virou caso de polícia e nem poderia ser ao contrário: o que se cometeu foi um crime – um crime que vitimou um paciente jovem e certamente vai respingar (como aquela água que escorre o motorzinho) em toda uma categoria profissional que sempre foi assustadora para qualquer cliente. Todo mundo sempre teve medo ( lembra daquela imagem que a gente fazia do velho boticão?) de ir ao dentista. Agora terá muito mais.
O que também é estranho, muito estranho, nessa questão é que o nome do profissional que cometeu esse absurdo não é citado nas reportagens. Deveria ser para que outros pacientes fujam de suas mãos criminosas. As informações da polícia dão conta de que os dentes saudáveis arrancados desnecessariamente foram encontrados com o dentista, que guardou em casa a prova do crime como se fosse um troféu. É um troféu da mais absoluta incompetência.
O Brasil tem uma das melhores odontologias do mundo e o fato colocará isso em questão mesmo que não seja correto colocar em dúvida o trabalho de toda uma classe profissional que tem, sim, muita gente competente. Por isso mesmo a Sociedade Brasileira de Odontologia precisa vir a público dizer alguma coisa, se é que se pode dizer alguma coisa diante de procedimento tão grave e absurdo. As notícias também dão conta de que os dentes saudáveis arrancados brutalmente seriam utilizados para ensinar aos alunos. Que professor é esse que ensina tudo errado?

Nenhum comentário: