segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Curiosidades: jornais de ontem...


O Supplément Illustré, do Le Petit Journal (acima), é de setembro de 1892. A França comemorava o centenário da proclamação da República. O suplemento publica na capa a litogravura que mostra o carro alegórico da Paz, antecipando o que os parisienses veriam em cortejo comemorativo. O "carnavalesco" autor do carro, o Joaozinho Trinta da época, era o pintor M.Garpezat. O que é surpreendente é a qualidade da impressão em cores.
Passando da história para a moda, o Rio recebeu estilistas, modelos e cantores, como Mariah Carey e P. Diddy, no último fim de semana, para o Oi Fashion Rocks, no Jockey Club Brasileiro. O paniscumovum não foi lá, mas entra nessa matéria, tema das revistas que chegam às bancas nesta quarta-feira. Nas revistas, você verá Carol Trentini, Isabeli Fontana e outras tops. Aqui, você viaja até janeiro de 1908 nas paginas da publicação mensal La Mode Illustrée (abaixo), também em cores e com grifes de então exibidas em bem acabadas gravuras. A moda, vê-se pela envelopada madame, escondia os tesouros. Hoje, um século depois, dão - ainda bem - o mapa da mina. Ou da discreta elegância das "minas", como se diz em Sampa.








Um comentário:

deBarrros disse...

Eu fico perguntando a mim mesmo como essas mulheres, com toda aquelas roubas, se sentiriam no calor do verão do Rio de Janeiro ? Eram roupas pesadas de tecidos importados da Europa assim como os homens vestidos, geralmente de pretos, com ternos de casimra inglesa importada, e o inseparável colete além do chapéu ou cartola. que emprestava ao cavalheiro um ar blasé e mais a bengala da qual não se separava nunca. Tudo isso sob um calor de 40 graus celsius.
A moda feminina era sempre acompanhada de chapéus enormes enfeitando as cabecinhas de moças ligeiramente cheinhas de corpo, porque também era moda a mulher ser gordinha.
Esse era o perfil da moda do século XIX.Bem, esse século se passou e no fim do século XX as mulheres deram o seu grito de independencia e os vestidões foram jogados fora passando a usar sobre o corpo apenas um tubinho e quando muito apenas uma calcinha, já reduzida ao chamado "fio dental", sob ele. Nas praias, o bikini foi o grande "must" expondo o corpo das mulheres às mais severas criticas. Para usar o "bikini" tinha que ter um corpo sarado e muito elegante.