domingo, 10 de setembro de 2017

Ministério Público Federal confirma chacina de tribos na Amazônia

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério Público Federal confirma que mais de 20 indígenas que viviam isolados no estado do Amazonas foram assassinados por garimpeiros em agosto último. Em maio desse ano, outros 20 indígenas foram mortos no Vale do Javari, no oeste do mesmo estado. O governo federal permanece em processo de letargia diante dessas chacinas.

A cada dia fica mais claro que o Brasil permite e contribui para a acelerada destruição de um patrimônio natural universal.

Governos se sucedem e são incapazes de enfrentar queimadas, máfias ruralistas, de madeireiros, de mineradores e de garimpeiros que infernizam tanto as vidas e a sobrevivência dos indígenas quanto o modo de vida das populações pobres locais. Nada disso parece ser problema para os governos, como esse agora do Temer que, ao contrário, atua para desmontar a legislação que ainda buscava proteger a floresta e seus povos.

O que está acontecendo na Amazônia é genocídio. É crime contra a Humanidade.

Os governos brasileiros e os interesses econômicos e corruptos que os sustentam já provaram repetidas vezes que em poucas décadas completarão sua missão de destruir a Amazônia.

O mundo não pode mais ficar de olhos fechados apenas assistindo a essa imensa tragédia.

A Amazônia tem que ser protegida sob tratados internacionais que obriguem o Brasil a cuidar do maior ecossistema do mundo. Que apoiem com recursos financeiros a preservação, a sustentabilidade e o combate aos criminosos e corporações que destroem a floresta, mas que sujeitem o país a sanções caso insista no seu "programa" de extermínio de povos e espécies da floresta.

Recentemente, diante de comprovação do aumento acelerado do desmatamento, a Noruega cortou metade da verba que destinava para políticas ambientais na região. É um sinal. Qual o país que botará mais dinheiro na mão de políticos brasileiros sem que monitore a aplicação dos recursos para não correr o risco de ver a verba acondicionada em malas em um bunker qualquer?

Você ainda acha que Amazônia pertence aos brasileiros?

Vá lá e diga isso a garimpeiros armados, aos invasores de reservas, aos madeireiros ilegais, aos grileiros.

Você não terá tempo nem de cantar que é brasileiro com muito orgulho e com muito amor.

Nesse ritmo, para ver como era a Amazônia, as próximas gerações terão que recorrer a bibliotecas físicas ou virtuais.

Ou, quem sabe, folhear velhas edições de revistas.





Nenhum comentário: