domingo, 24 de setembro de 2017

Relógio do Apocalipse: encontro marcado com a Bomba H


Bombardeiro B1-B e caça F-15 sobrevoam litoral da Coréia do Norte. Foto U.S. Air Force


Cena do filme Dr.Strangelove. B-72 sobrevoa "União Soviética". Foto Divulgação

A foto no alto é de ontem. Acima, cena do filme "Dr. Fantástico" (Dr. Strangelove or : How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb"), lançado em 1964, no auge da Guerra Fria. Um general americano supôs que espiões soviéticos envenenaram a águas das grandes cidades dos Estados Unidos e  despachou os B-72 para bombardear a URSS. A ficção de Stanley Kubrick começa a competir com a realidade do embate entre Donald Trump e Kim Jong-un. Se os dois "generais" vão superá-la, veremos nos próximos meses.

O certo é que o Relógio do Apocalipse, da Universidade de Chicago, também conhecido com Doomsday Clock, foi adiantado em 30 segundos. Também conhecido como "Relógio do Fim do Mundo", o dispositivo simbólico foi criado por cientistas em 1947 com o ponteiro marcando 2 minutos e meio para a meia-noite, que seria o ponto zero do fim da humanidade.

A novidade é que para mexer no ponteiros, os cientistas agora levam em conta as mudanças climáticas, além da bomba. E o governo Trump tem contribuído para as duas ameaças. O empresário renega acordos ambientais assinados pelos Estados Unidos e dança com Kim Jong-un um perigoso balé nuclear.

Abaixo, o gráfico mostra as oscilações do Relógio do Apocalipse, que foi criado há 70 anos. Boa sorte para o Planeta Terra.

Reprodução Wikipedia



Nenhum comentário: