sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Lombroso está de volta...

O Brasil vive tempos de haters nas redes sociais e na mídia. Dizem por aí que é inevitável em épocas de rachas políticos e da internet como estilingue eletrônico de opiniões. Os Estados Unidos de Trump passam por um momento semelhante a esse Brasil de Temer. Briga de teclas no escuro.

Mas, às vezes, a galera pega pesado.

Há muito tempo não se ouvia falar em Cesare Lombroso. Artigo de Nelson Motta desencava hoje o autor do livro "O Homem Delinquente", obra que Mussolini lia, relia e levava até pro banheiro. Motta recorre à teoria do médico e criminalista italiano ao observar que um dos filhos do Lula "de cara, tem feições que fariam a alegria de Lombroso".

Para Lombroso, o sujeito já nascia com DNA, cara, barba, cabelo, bigode, impressões digitais e CPF de criminoso. Desde o berço, desde o teste do pezinho, esses sinais diferenciam os "delinquentes" das "pessoas normais", pregou o doutor italiano..

Reprodução de trecho do artigo "Sangue do meu Sangue"
de Nelson Motta (O Globo, 29/9/2017)
Lombroso listou, entre outras, algumas características dos vilões irremediáveis:  orelhas de abano, nariz adunco, queixo protuberante, maxilar largo, maçãs do rosto proeminentes, barba rala, cabelos revoltos, caninos bem desenvolvidos, cabelos e olhos escuros, olhar esquivo e vidrado, preferência por tatuagens, vaidade, paixões exacerbadas etc.

Para o italiano, mulheres com voz grossa, verrugas, peitos pequenos demais ou grandes demais também eram "chaves-de-cadeia".

Bem mais da metade da população brasileira se encaixa nesse perfil de olhos pretos e cabelos pretos e embaraçados. "Prende que é encrenca", diria o velho Lombra.

E, não por acaso, as teorias lombrosianas já foram muito festejadas e exaltadas pela elite brasileira. Inspirado nelas, o Código Penal de 1940, do Estado Novo, relacionava a extensão da pena ao crime e à caracterização e "personalidade" do criminoso. Isso aí é Lombroso na veia. Ainda hoje, é concedido ao juiz analisar a "personalidade do agente", o que é uma abertura para a possibilidade de influências preconceituosas, religiosas, de classe, de raça etc a eventualmente contaminar sentenças.

Então já viu, né? Se Lombroso fosse ao Maracanã e encontrasse um torcedor do Flamengo ou de qualquer clube de massa na antiga geral, de "olhos e cabelos pretos", "cabelos revoltos" e "olhar vidrado" gritando gol em um momento de "paixão exacerbada" despachava o elemento para as masmorras.

Nem precisava estar envolvido na Lava Jato. "Tem cabelo preto, orelha de abano, tatuagem? Aos costumes, 'criminale'".

3 comentários:

J.A.Barros disse...

Ou um torcedor vascaíno, também seria enquadrado na teoria do Lombroso. Essas acusações que ocorrem sistematicamente na rotina de vida dos brasileiros e por que ocorre? Porque o brasileiro não tem na sua cultura – acredito que o melhor seria a falta de dinheiro – de processar a quem o tenha ofendido ou lhe causado perdas morais e financeiras. Esse caso em questão em que o colunista do O Globo, Nelson Motta – com dois ts – acusa um dos filhos do ex-presidente Lula de trazer na cara – de acordo com a teoria do criminalista Lombroso, as características do criminoso nato. Ora, isso é de uma violência tremenda porque marca de saída, como um deliquentes, por ser filho de um político contrários aos seus ideais políticos. Nos EUA e na Europa o senhor colunista no dia seguinte ja teria uma dúzia de processos, que andariam rapidamente e com sentenças talvez em menos de um ano. Nessas sociedades, qualquer cidadão tem direito a recorrer a Justiça, direitos garantidos em textos constitucionais, para se ressarcir moral e financeiramente das acusações, sem base juridica, desses colunistas ou quem quer que seja, de levantar suspeitas morais e éticas, sem mais ou menos, apenas por divergências políticas.

Rick disse...

Os coxinhas de jornal estão tirando teorias do fundo do baú

Maura disse...

Que coisa preconceituosa essa comparação que o jornal fez. Depois dizem que não incentivam a intolerãncia e agressividade nas ruas