domingo, 3 de setembro de 2017

Manchete Documento - "Fotografia e Memória: estudo sobre a influência do fotojornalismo da Bloch Editores na construção e manutenção da memória brasileira"


por Daniela Arbex e Gleissieli Souza 
(Graduadas em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP).

"Esta pesquisa é a respeito da fotografia como registro histórico, especificamente as fotos pertencentes ao acervo da Bloch Editores.
Por esse motivo, foram entrevistados profissionais que trabalharam na empresa, para compreender como se dá a relação entre fotografia, memória e registro histórico levando-se em consideração o ponto de vista de quem estava imerso na produção.

O objetivo do trabalho é suscitar a discussão sobre a fotografia como registro histórico. Partimos da análise de que a fotografia é o produto final da relação entre fotógrafo, o assunto e a tecnologia empregada, em determinado tempo e espaço.

Essa pesquisa possibilitou a produção do livro “Memória Leiloada: bastidores da Bloch Editores”, no qual editores, laboratorista, arquivista, repórter e fotógrafos, que fizeram parte da editora, contam como eram produzidas as revistas e suas fotografias".

LEIA O TEXTO COMPLETO, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário: