sábado, 2 de setembro de 2017

A fotofraude do surfista brasileiro



(do Sputnik Brasil) 

Um jovem surfista brasileiro supera o câncer aos 25 anos e encontra novo significado para a vida: vai servir como voluntário a missões humanitárias da ONU enquanto aproveita para registrar o sofrimento no Iraque e na Síria. A história de Eduardo Martins seria motivo de inspiração para muitos, não fosse um pequeno detalhe: ele nunca existiu.
Mais de 120 mil seguidores no Instagram, incluindo o perfil oficial das Nações Unidas e portais reconhecidos de imprensa como a Vice e a Al Jazeera. Uma leucemia que paralisou sua vida durante sete anos e, quando foi embora, deixou uma forma totalmente nova de ver o mundo. Era assim que o paulistano Eduardo Martins se apresentava às dezenas de canais, rádios e revistas que ao longo de 2016 e 2017, o entrevistaram.

Supostamente morando em Beit Hanoun, uma cidade ao noroeste da Faixa de Gaza, o brasileiro se embrenhava em missões para nenhum fotógrafo de guerra botar defeito. Acompanhou a batalha por Mossul, no Iraque. Registrou o conflito na Síria ao lado do Exército Livre sírio.

Eduardo é destaque na página da BBC Brasil. O artigo foi deletado hoje a tarde, depois da denúncia de fraude.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SPUTNIK BRASIL, CLIQUE AQUI

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Esse cara é um tremendo 171. Ter a coragem de mentir e usar material fotográfico de outro profissional é demais. Mas, como sempre, um dia o mentiroso cai na mentira e a sua farsa é revelada para o mundo. Acredito que essa falsificação dê cadeia porque ele está mexendo com instituições poderosas que não deixar barato terem sido enganadas por tanto tempo. Que assim seja

J.A.Barros disse...

Esse 171 sabe trabalhar no Photoshop. Ele coloca a sua imagem em qualquer foto com precisão técnica.