sábado, 9 de setembro de 2017

Survival Internacional denuncia genocídio na Amazônia: "Governo Temer é extremamente anti-indígena e possui laços fortes com a poderosa bancada ruralista"


(da Survival Internacional) 

O Ministério Público Federal do Amazonas está investigando uma denúncia de que garimpeiros ilegais no rio Jandiatuba, na Amazônia, massacraram “mais de dez” membros de uma tribo isolada. Caso confirmado, isso significa que até um quinto de uma tribo inteira pode ter sido exterminada.

Dois garimpeiros foram presos.

As mortes ocorreram, supostamente, no mês passado na região do rio Jandiatuba dentro do território indígena Vale do Javari, mas a notícia foi revelada apenas após os garimpeiros se vangloriarem das mortes, mostrando “troféus” na cidade mais próxima.

Sertanistas da FUNAI confirmaram os detalhes do ataque à Survival International. Acredita-se que mulheres e crianças estão entre os mortos. A FUNAI e o Ministério Público Federal estão investigando atualmente.

A área é conhecida como a Fronteira Isolada Amazônica, pois é lar para mais tribos isoladas do que em qualquer outro lugar no mundo.

Diversas equipes do governo que protegem territórios de indígenas isolados tiveram seu orçamento reduzido pelo governo brasileiro, e diversas bases de proteção tiveram que ser fechadas.

O governo do Presidente Temer é extremamente anti-indígena, e possui laços fortes com a poderosa bancada ruralista.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA E CONHEÇA O SITE DA SURVIVAL INTERNACIONAL, CLIQUE AQUI



2 comentários:

J.A.Barros disse...

Onde está o Exército brasileiro? acantonados nos quartéis das grandes cidades? Ao Exército compete essa vigilância nos territórios brasileiros, principalmente na Bacia Amazônica onde ainda restam tribos indígenas isoladas da civilização e que se tornam presas fáceis para os grandes negociantes de pedras preciosas, grandes latifundiários e garimpeiros aventureiros que matam e assassinam tribos inteiras. Isto está acontecendo em pleno século XXI sem que os governos brasileiros que se sucedem não dão a menor importância a esses atos de selvageria e assassinatos. Repete-se no Brasil a guerra de extermínio das nações indígenas americanas para dar espaço aos colonizadores que imigraram para este país.

J.A.Barros disse...

Mas, não é novidade essa notícia de massacre de índios brasileiros nos tempos das conquistas dos territórios selvagens na Amazonia. O problema é que esses massacres vem se repetindo em pleno século XXI e o Exército Brasileiro nada sabe nada viu.