sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Museu guarda memória da imprensa automotiva


Placas utilizadas pelas revistas durante reportagens de testes de carros. Reprodução site Miau
Revistas em exposição no Museu da Imprensa Automotiva. Reprodução site Miau


Idealizado pelo jornalista Marcos Rozen, o Museu da Imprensa Automotiva (Miau), na Vila Romana, em São Paulo, preserva a memória das coberturas especializadas, dos testes e críticas de jornais e revistas. O acervo de 10 mil itens, entre outros aspectos da história da indústria automobilística, mostra  o espaço que os carros tinham na mídia.



Da Quatro Rodas à Auto Esporte, passando pelas seções de automóveis dos principais jornais e de revistas não especializadas, há uma estante de exemplares à disposição dos pesquisadores. 


No caso das revistas da Bloch, EleEla, Manchete e Fatos & Fotos davam espaço permanente ao assunto, além das grandes coberturas dos salões de automóveis nacionais e internacionais. Nessa editoria, foram destaques os saudosos José Lago e José Rezende Mahar, os jornalistas Fernando Calmon - com 50 anos de profissão completados no ano passado e atuante na coluna Alta Roda, do UOL -, e Henrique Koifman, repórter e um dos apresentadores do programa Oficina Motor, do GNT. Cada um na sua década, eles registraram os primeiros passos, os modelos que marcaram época, os lançamentos e a evolução da industria automobilística. 

Conheça o site do Museu da Imprensa Automotiva. Clique AQUI



Nenhum comentário: