domingo, 14 de janeiro de 2018

Kim Jong-un é o" Dr. Evil" que assusta o Havaí


Kim Jong-un, mesmo quando faz nada, provoca pânico no Pacífico. O alerta acima assustou o havaianos. Autoridades avisavam que um míssil estava a caminho do arquipélago. Milhares de pessoas se abrigaram em porões e estacionamentos subterrâneos. Só 15 minutos depois, constatou-se que a informação era falsa, embora a fonte do alerta fosse oficial.


Passaram-se mais 30 minutos até que a mesma fonte enviou nova mensagem aos celulares do havaianos desmentindo o ataque. AS TVs divulgaram a ameaça. Depois do incidente, a mídia local foi criticada por ter veiculado o alerta sem comprová-lo. Editores alegaram que o site da Agência de Gerenciamento de Emergência do Havaí estava sobrecarregado e não respondeu.

Erros semelhantes quase levaram o mundo à guerra nuclear.

Em 1971, um operador de silo de míssil disparou um alarme denunciando que a então União Soviética havia disparado foguetes rumo aos Estados Unidos. A resposta atômica foi preparada, mas o erro foi constatado a tempo.

Em 1983, foi a vez de uma base soviética observar nos radares um míssil americano em direção à URSS. Os oficiais de plantão apontarem ogivas para  a Europa Ocidental. Um dos militares desconfiou de um defeito nos computadores e retardou o aviso de retaliação nuclear. Quando Moscou foi avisada, a falha já estava comprovada.

Em 1995, cientistas norueguesas lançaram um míssil para estudar a aurora boreal. Os russos captaram o lançamento nos seus sistemas e alertaram a frota de submarinos nucleares. Boris Yeltsin já estava com o dedo no botão quando o incidente foi esclarecido.

Como a União Soviética, a Rússia tem linha direta, - o famosos telefone vermelho - com a Casa Branca.

Para o inconsciente coletivo dos havaianos em pânico, o suposto míssil que ameaçou o Havaí vinha da Coréia do Norte.

Ao contrário de Estados Undos e Rússia, Trump e Kim Jong-un não têm uma linha especial para evitar incidentes nucleares.

O que, tratando-se de Trump e Kim Jong, é mais perigoso ainda.

Um é o Dr.Evil o outro é o Coringa. 



Nenhum comentário: