quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Aplicativo de consentimento pode acabar com riscos de assédio sexual

por Ed Sá

Inspirada em um episódio do seriado Black Mirror, a empresa holandesa LegalThings está desenvolvendo um aplicativo que vai facilitar o contato entre eventuais futuros parceiros, ou não, sem que um dos dois corra o risco de ser acusado de assédio sexual.

Em teoria, o recurso tornará mais claro o jogo de sinais de Ok ou de Não.

Com um simples toque, as coisas se esclarecem em torno do consentimento ou da negação sexual validando manifestações que, no quadro atual das relações, podem ser sutis demais. Um contato visual, uma mão no ombro, um elogio casual, um 'não' acompanhado de um leve sorriso abrem ou fecham o sinal?

O aplicativo pode ser usado no trabalho ou no lazer e permite aos usuários avançarem por fases. Além disso, funciona como uma espécie de contrato. E fica tudo registrado na nuvem como uma garantia contra falsas acusações. A qualquer momento qualquer um dos parceiros pode retirar seu consentimento, até mesmo durante o ato sexual.

O celular tem que ficar por perto, o app funciona como uma espécie de Whatsapp.

O projeto é polêmico e recebe críticas. Especialistas em comportamento afirmam que, a julgar pelo momento, o futuro do sexo seguro vai exigir esse tipo de tecnologia.

Pois é, sexo vai depender de uma boa conexão. Não aquela que você está pensando. A da internet mesmo.


2 comentários:

Ariovaldo D. Gomes disse...

Não entro mais em elevador com mulher sozinha, se eu não tiver uma testemunha, no trabalho só dou bom dia, boa tarde e falo assuntos profissionais, não chamo pro cafezinho, não dou carona. Todo cuidado é pouco qualquer mal entendido pode valer meu emprego.

Rô disse...

Também não é assim. Azarar com educação pode. Se a mulher disser não você não insista