quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Leitura Dinâmica: de Oprah a controle de natalidade para políticos...

por Pedro Juan Bettencourt 

* Oprah Winfrey, Dwayne Johnson (The Rock), Arnold Schwarzenegger  ensaiam candidaturas a presidente dos Estados Unidos. Em comum com Trump, o fato de serem celebridades do entretenimento. O ator Ronald Reagan já abriu esse caminho. A diferença é que as redes sociais vão potencializar muitas outras candidaturas, se não agora, logo ali na próxima esquina do tempo. No Brasil, Luciano Huck se apresenta, Roberto Justus anuncia pretensões políticas, João Dória já é prefeito de São Paulo e faz campanha para presidenciável. Em breve, os youtubers entrarão nessa briga. O Brasil já tem uns meninos e3 meninas com mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais. Como cidadãos, têm direito a tentar subir a rampa. Por que não?  O os BBB vencedores que arrastam mais de 50 milhões de votos? E o "bispo" Macedo? É nome forte do entretenimento religioso. Pabblo Vittar? Seria a diversidade no poder. Bernardinho, uma celebridade da áreas esportiva. Madame Valéria, a que "traz seu amor de volta em três dias"? É famosa em Ipanema, e Ipanema é formadora de opinião. Não duvidem, no futuro, voto vai se likes no Face.

* Política é tão bom negócio que o prefeito Crivella tentou de qualquer maneira dar um cargo de "visibilidade" ao filho Marcelo. A Justiça impediu. Agora, segundo o Globo, Crivella pai botou o rebento para apresentar um programa na Rádio Rede Aleluia. Sejamos justos, o prefeito não está sozinho, a maioria dos políticos infelizmente se reproduz e reboca os filhos para o paraíso da política profissional. Falta um controle de natalidade nessa parcela da população.

* A imaginação de George Orwell não chegou a tanto  em "1984". Cientistas da Universidade de Michigan, aliás chefiados por um imigrante, para desgosto de Trump, criaram um sistema de computação neural que consegue prever a palavra que você vai escrever. Atenção, não é um simples corretor ortográfico que oferece a palavra completa após a digitação das primeiras letras. O novo sistema prevê as frases e os números que você ainda vai digitar. A evolução do aplicativo já está em desenvolvimento: ele antecipará palavras que você dirá em uma conversa antes que você as pronuncie. Significa que somos todos previsíveis.

* Quando tomou a cadeira de Dilma, Temer disse que seu ministério seria de "notáveis". Acertou. Ele não disse que notoriedade teriam seus ministros. Cristiane Brasil, filha do delator e condenada pelo mensalão Roberto Jefferson e ela mesma condenada em ação trabalhista e que já foi detida por fazer boca de urna para Aécio Neves, é "notável". Muito "notável".

* Augusto Nunes sobe nas botas campeiras e sacode as bombachas para defender Bolsonaro na Jovem Pan. Madame Salamanca do Jarau desconfia que o jornalista poderá ser convidado para ser o assessor de imprensa do líder dos BolsoMinions.

* Maria denuncia: foi assediada por um anjo desconhecido em Belém.

Nenhum comentário: