sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Confirma ou corrige? No segundo turno das eleições 2018, saia justa pode ser traje obrigatório para "formadores de opinião"

por O.V.Pochê

Dizem os estatísticos que deve ser alto o índice de abstenção nas próximas eleições se considerados os candidatos avaliados pelas pesquisas até aqui.

Quem resolver não votar, bota chinelo e vai pra praia. O pepino maior poderá estar nas mãos de quem comparecer à urna no caso de uma difícil escolha, seja lá quais forem as preferências e ideologias.

O jogo político está aberto, Lula pode sair de cena, novos nomes podem aparecer e figuras que já anunciaram desistência podem voltar à disputa. Levando em conta Lula, Bolsonaro, Huck, Alckimin, Ciro, Marina, João Dória, Álvaro Dias, Cristovam Buarque, Guilherme Boulos, Henrique Meireles, Joaquim Barbosa, Manuela D'Ávila, Paulo Rabelo de Castro, Arthur Virgílio, Jacques Wagner, Valéria Monteiro, Bernardinho, Fernando Haddad e até Michel Temer dá para prever que alguns confrontos no segundo turno que exigiriam da mídia e dos eleitores muito jogo de cintura. "Formadores de opinião" teriam que recorrer a muita cara de pau à direita, esquerda e até no tal do centro político.

E se, além desses, aparecerem outros postulantes? Entre os nomes que as redes sociais gostariam que se lançassem estão os do general Antonio Mourão, do "bispo" Macedo, do Ratinho, da Carmen Lúcia, do Pabblo Vittar, da Anitta, do Alexandre Frota, do Sérgio Moro,  que não viriam para explicar, mas para complicar ainda mais o panorama. Mas nem precisa, algumas hipóteses de escolhas já colocadas deixariam muita gente em saia justa.

Muitas dessas possibilidades são obviamente remotas, mas vai que...

Lembrem-se de que em tempo de redes sociais, os algoritmos podem surpreender. Trump é uma prova disso.

Lula X Bolsonaro - Quem o Jornal Nacional apoiaria em um eventual segundo turno? Em quem votaria um eleitor com o perfil, digamos, de um Aguinaldo Silva ou FHC? A Veja apoiaria Bolsonaro? A Folha declararia abstenção? O mercado fica com Bolsonaro. E o jogral de colunistas de economia que seguem os poderes financeiros?

Lula X Temer - Carmen Lúcia votaria em quem? No condenado ou no investigado?  O MP votaria no autor da frase "tem que manter isso, viu?"

Huck X Manuela D'Ávila - Qual seria a escolha do "bispo" Macedo? O voto evangélico em geral iria para quem? Os anti-Globo da direita, que existem, vão preferir ficar em casa?

Guilherme Boulos X Ciro Gomes - A mídia em peso apoiaria Ciro?

Guilherme Boulos X Manuela D'Ávila - A esquerda teria duas escolhas, mas e a direita? Daria um golpe?

Bolsonaro X Ciro Gomes - Em quem votar nesse MMA eleitoral? Qual dos dois ganhará a capa da Veja às vésperas da votação final?

João Dória X Temer - A Band sonharia com um empate impossível...

Henrique Meireles X Huck - Os Jardins de SP ficam com quem? E o "mercado"? A mídia racha?

Huck X Bernadinho - Aécio vota em quem? E a mídia mineira?

Huck X João Dória - Essa hipótese também pode provocar um racha inédito na velha mídia

Henrique Meireles X Alckmin - entre o picolé de chuchu e o sacolé de água da bica com quem a
Folha e o Estadão vão se refrescar?

Lula X Manuela D'Ávila  - O MBL e o Globo e a IstoÉ vão pra Miami? Como a Globo News vai sair dessa? O eleito toma posse?

Bolsonaro X Temer - A esquerda vai pra


2 comentários:

Thomas disse...

Não é possível, o Brasil merece gente melhor

J.A.Barros disse...

Acho que não, o Brasil merece mesmo o que está se apresentando até agora para candidato à sua Presidência. Um povo que não sabe votar ou melhor não sabe escolher seus candidatos como seus representantes nas câmaras e na Presidência merece mesmo o que está aí. Eduquem esse povo semi–alfabetizado, que ainda troca voto por dentadura.