segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

5 pautas para o jornalismo investigativo...

por O.V. Pochê 

Janeiro é mês de poucas notícias. Com parte do Brasil em recesso, não custa sugerir algumas pautas investigativas

* Apurar se outros deputados, além de Bolsonaro, "comem gente" com verba pública.

* Checar se é verdade que uma OS (Organização Social) de garotas de programa fornece nota fiscal de posto de gasolina para suas excelências declararem o valor do michê na verba de representação.

* Tentar localizar uma das jovens que foi "comida" e obter depoimento de "conteúdo humano", saber se tem perfil profissional ou se vai aos apês funcionais por amor à causa política, como sinal de "patriotismo", se sonha com a volta da linha dura, se é "Fora Temer" ou "Dentro Temer". Redes sociais pedem que os jornalistas preencham as muitas lacunas de informação nesse assunto...

* O Banco Mundial é uma espécie de entidade à qual economistas e colunistas neoliberais brasileiros prestam reverência diária, como se fosse a Pedra Negra de Meca. Segundo denúncia de um dos seus diretores, o Banco Mundial manipulou relatórios com objetivos políticos. Fez isso para comprometer a gestão da presidente socialista Michelle Bachelet e favorecer o conservador Sebastián Piñera. Após a denúncia, crescem as suspeitas de contaminação política em diagnósticos relativos a outros países da América do Sul. No caso dos relatórios sobre o Brasil, um caso a investigar.

* Como não há verba para concluir a obra, a futura estação do metrô na Gávea será inundada. O mega poço é anunciado como medida de segurança para evitar desabamentos. Não se sabe se os aedes aegypti do Rio de Janeiro já marcaram encontro para lotear a nova moradia no que poderá ser o maior mosquitódromo do mundo. Os moradores da Gávea agradecem se o assunto virar uma pauta.



Nenhum comentário: