quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Olha o patrão! Fique de olho...

Reprodução SJSP
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) continua alertando a categoria para a forma com as quais as empresas podem tentar usar a nova legislação trabalhista. O SJSP defende a revogação da Lei 13.467 e da lei da terceirização e segue colhendo adesões ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip) para anular a "reforma".

Confira as principais orientações do SJSP:

a) diante de qualquer alteração nas relações de trabalho a ser feita por escrito, com anuência do jornalista, não assinar nada. Tire uma cópia da proposta, peça um tempo para pensar e entre em contato o Sindicato.

b) se a empresa o obrigar a assinar alguma alteração no contrato de trabalho, e o jornalista não conseguir se opor, escrever "ciente", assinar, levar uma cópia e entrar em contato com o Sindicato.

c) se houver qualquer comunicado interno de mudança nas relações de trabalho -- relativo a jornada de trabalho, férias, escalas etc. – entre imediatamente em contato com o Sindicato.

d) se o jornalista for demitido pela empresa, assinar apenas o "comunicado simples de demissão", escrevendo "ciente”. Qualquer outro documento estabelecendo condições para a demissão não deve ser assinado! Em caso de demissão, o jornalista deve imediatamente avisar o Sindicato e buscar orientação para o seu caso.

e) se a empresa efetuar qualquer demissão de vários jornalistas, pedir imediatamente apoio do Sindicato.

Fonte: SJSP

Nenhum comentário: