quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Marketing, câmera, ação...



Como produto de uma das muitas reformas editoriais da Fatos & Fotos, a Fatos & Fotos/Gente foi lançada em abril de 1975, quando a Bloch comprou os direitos de uso no Brasil de fotos e textos da People. A F&F tornou-se uma típica revista de celebridades e passou a replicar com personagens brasileiros o estilo da revista americana lançada um ano antes e sucesso editorial nos Estado.

A mudança foi bem recebida e o Marketing da Bloch criou uma peça promocional da nova Fatos & Fotos/Gente para ser enviada às agências de propaganda. "Revela tudo", prometia a peça. Ao puxar a seta, os anunciantes em potencial podiam ler números e perfil dos leitores.

Dez anos depois, em 1985, a Fatos & Fotos foi fechada e reabriu como Fatos, revista de informação e análise. Um tipo de publicação que naturalmente atrai assinantes. E fazia parte do projeto da revista evitar a dependência excessiva da venda em bancas. Dizia-se que Adolpho Bloch não se empolgava muito com venda de assinaturas. Preferia o velho e tradicional jornaleiro e mantinha o hábito de visitar várias bancas para saber como iam as vendas, o que achavam das capas das suas revistas etc. Um parêntese: caso não gostasse de uma determinada capa, o jornaleiro estragava o dia do editor da revista mal avaliada. Para Adolpho, não havia argumento capaz de superar a opinião do dono do ponto de venda. "E ele sabe", dizia, referindo-se ao "italiano" do ramo.

Mas a aposta nas bancas tinha outra justificativa bem mais pragmática. Muitas vezes, para pagar a folha, Adolpho recorria à distribuidora que abastecia bancas do Rio e de todo o país e descolava um adiantamento em espécie. Já o dinheiro do assinantes ia pingando a perder de vista.

Apesar disso, ele acabou concordando que Fatos lançasse uma campanha de venda de assinaturas que dava ao comprador, como brinde, uma câmera fotográfica. A revista e a campanha não deram muito certo. Já a pequena Kodak/Fatos sobreviveu para ilustrar essa história.

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