sábado, 13 de janeiro de 2018

Notícias da Europa, atualizadas, a custo 0800? Conheça esse site... Apesar do Brasil ser má notícia


As agências AFP, ANSA e DPA se uniram para lançar um agregador de notícias, o European Data News Hub (EDNH), em inglês, alemão, francês, espanhol e italiano, com conteúdo gratuito dos seus serviços.

O Brasil não é pauta direta. Mas por tabela, literalmente, é citado em uma notícia que é ao mesmo tempo boa e má. Daqui a cerca de 80 anos, políticos corruptos e seus descendentes não serão mais problema. A maioria será fritada em sucessivas ondas de calor. A notícia ruim é que parte da população também entrará no microondas da natureza.

Segundo a AFP,. o autor de um estudo sobre ondas de calor assassinas em todo o mundo - Camilo Mora, da Universidade do Havaí -  conclui que medidas de controle do clima estão atrasadas e a tendência de aquecimento será irreversível em 2100.

Em torno de 50% da população mundial será exposta à churrasqueira solar. Pra variar, o hemisfério sul será mais atingido. E esse é o nosso CEP,, certo? Mas isso não significa que o hemisfério norte fica imune. Nada disso. A Europa Ocidental já sofreu uma onda de calor há pouco mais de dez anos, que resultou em 70 mil mortes e esses fenômenos se tornarão mais frequentes.


A Universidade do Havaí montou um infográfico que prevê o número de "dias mortais". Os trópicos, principalmente, serão bem passados. Parte do Brasil, especialmente o norte e o nordeste enfrentarão 300 dias de calor letal por ano.

Já lá em cima, em Miami, perto de Mar-a-lago - onde Trump, que é contrário a acordos climáticos, tem casa - haverá 150 e 200 dias de "mortais" por ano.

A vantagem é que parte da população poderá conhecer o cenário de Mad Max, Estrada da Fúria, sem precisar ir à Namíbia ou ao deserto do Utah, onde foi filmado.

Público e meios de comunicação podem acessar gratuitamente o EDNH, nem sempre com más notícías, AQUI

Um comentário:

Corrêa disse...

Como sempre os países do terceiro mundo se fodem, é só olhar o mapa