domingo, 28 de janeiro de 2018

Aula nas estrelas

A professora Christa McAuliffe quando treinava para a missão
espacial da Challenger. Foto Nasa

por Ed Sá 
Na data de hoje, em 1986, a professora Christa McAuliffe estava a bordo do ônibus espacial Challenger, que explodiu logo após a decolagem.

Ela levava material para dar uma aula direto da Estação Espacial, com transmissão para milhares de escolas.

Christa, com os demais astronautas, Francis Scobee, Michael J. Smith, A. Resnik, Ellison Onizuka, Ronald E. McNair e Gregory B. Jarvis, não sobreviveu ao acidente.

As aulas da professora McAuliffe foram esquecidas durante 32 anos. Agora, o seu plano didático foi recuperado e finalmente a aula será filmada no espaço, segundo a CNN. Os astronautas Joe Acaba e Ricky Arnold, ambos ex-professores, homenagearão Christa McAuliffe no próximo mês de março, na Estação Especial, concluindo as lições que ela planejou sobre a ação da gravidade nos líquidos e as Leis de Newton.


A cabine do Challenger recuperada no oceano. Foto Nasa/Collect Space

Objetos pessoais dos astronautas. Foto Nasa/Collect Space

A Nasa mantém no Kennedy Space Center, na Flórida, um espaço onde podem ser vistos partes da fuselagem, peças e objetos pessoais dos astronautas recolhidos no mar após a tragédia. Segundo a Nasa, os tripulantes morreram no momento da explosão. Apesar disso, circularam várias versões sobre o acidente. Uma delas, apurada pela revista Miami Herald Tropic, concluiu que o cockpit da nave só foi destruído ao se chocar contra o oceano. Assim, a tripulação teria sobrevivido por pouco mais de dois minutos até o impacto. A dúvida provavelmente jamais será esclarecida. Uma única gravação que teria sido captada na cabine da Challenger logo no começo da queda, segundo a revista, registra apenas uma expressão: "Oh"!  

Nenhum comentário: