Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
Foco no assédio: revistas de moda criam códigos de conduta para sessões fotográficas
por Clara S. Britto
As denúncias de assédio sexual envolvendo fotógrafos como Bruce Weber, Terry Richardson e Mario Testino levou as revistas de moda a criar códigos de conduta especiais para sessões de fotos com modelos. Segundo reportagem em The New York Times, a primeira editora a colocar no papel as novas regras, desde fins do ano passado, antes mesmo do novo escândalo, foi a Condé Nast, que edita a Vogue e a Glamour, entre outras revistas. Alguns tópicos do código:
- Não trabalhar com modelos de menos de 18 anos.
- Nada de bebidas alcoólicas no estúdio.
- Haverá um canal de denúncias anônimo à disposição das equipes e modelos.
- Um funcionário da editora acompanhará o trabalho de fotógrafos, produtores, maquiadores, para que a equipe jamais fique sozinha com modelos.
- Figurinos ou poses "sexualmente sugestivas" deverão ser expressamente aprovados pelas modelos envolvidas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
É preciso que essas denúncias não sejam feitas só nas redes sociais. As mulheres vítimas devem levar isso para a polícia e Justiça, lá haverá direito de defesa e principalmente a condenação se for comprovado o assédio.
Ok, existem os tarados, devem ser punidos, mas essa regras vão se espalhar e vão vir mais regras e vai ficar cada vez mais complicado para trabalhar
Postar um comentário