sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Madrugada de terrir: barraco no Souza Aguiar

Garotinho, aparentemente sedado, é conduzido para a ambulância.

De repente, acorda e parte para um "UFC"
que bombou nas redes sociais 

por O.V. Pochê

Vamos combinar que a Internet nunca se divertiu tanto em uma noite/madrugada chuvosa.

Eis que o preso número 2, o ex-governador do RJ, Sérgio Cabral, dominava o noticiário com um desfile de jóias, lanchas, anéis, sapatos, relógios e até cachorro-quente supostamente bancados por empresas. Subornos, segundo a papelada da investigação, apelidados de "oxigênio".

Só dava Cabral na mídia. O preso número 1, o também ex-governador Garotinho, já perdia evidência.

"Não contavam com a minha astúcia", diria um Chapolin Colorado campista.

Garotinho só não tinha perdido as primeiras páginas, ainda, porque pouco depois de ser preso teria passado mal e ido parar no Hospital Municipal Souza Aguiar.

Lá, segundo denúncias de funcionários indignados, estaria recebendo privilegiadas atenções (não esqueçam que o homem estava em alta e foi um dos pilares da vitória do futuro prefeito Marcelo Crivella).

Já havia até articulação para prorrogar a internação do político acusado pela MP e PF de fraude eleitoral ao distribuir milhares de cheques-cidadão em troca de voto.

Para acabar com a protelação, a Justiça ordenou a transferência imediata de Garotinho para um presídio onde também receberia atendimento médico e seria submetido a exames para avaliar a alegada e surpreendente degradação de seu estado de saúde logo após a prisão.

Mas isso aí cabe ao juiz do caso e à PF.

Já os vídeos, de domínio público, são tão burlescos que muita gente duvidou se eram reais ou produtos de uma incrível dramaturgia política. Se for teatro - o que seria uma espécie de marketing de vitimologia-, cancelem as inscrições para o Oscar e apresentem na categoria "Melhor Filme Estrangeiro" a sequência gravada no Souza Aguiar.

Desespero, violência, drama, paixões descontroladas, humor negro: estão lá os ingredientes de uma produção arrasa-quarteirão. Um momento imperdível é quando Garotinho vem na maca, aparentemente sedado, e desperta para a briga com tanta determinação e energia que vários enfermeiros e policiais tentam conter o homem. A credibilidade arranahada e a desconfiança atalvez tivessem origem, na visão dos internautas, em um precedente: em 2006, Garotinho fez uma dramática greve de fome contra a mídia que, segundo ele, estava desconstruindo sua imagem

Uma série de vídeos está bombando no You Tube. Se você entrar no site e digitar "Garotinho esperneia" será levado a mais de uma dezena desses filminhos que já contam milhares de acessos.

VEJA UM DESSES VÍDEOS, CLIQUE AQUI


Da mesma maneira, memes com a voz do povo borbulham na web. Veja algumas reproduções:








ATUALIZAÇÃO EM 18/11: DA MESMA MANEIRA QUE COMEMOROU E IRONIZOU A PRISÃO DE GAROTINHO E SÉRGIO CABRAL, QUE FEZ GIRAR VÍDEOS E PRODUZIU MEMES, AS REDES SOCIAIS REGISTRAM CONDENAÇÃO AO TRATAMENTO ESPETACULOSO DADO AOS REFERIDOS EPISÓDIOS. NÃO SE COMBATE A CORRUPÇÃO DESRESPEITANDO PESSOAS E DIREITOS, OPINAM INTERNAUTAS. ONTEM, O TSE DETERMINOU A TRANSFERÊNCIA DO EX-GOVERNADOR GAROTINHO PARA UM HOSPITAL

ATUALIZAÇÃO EM 21/11: O EX-GOVERNADOR GAROTINHO FOI SUBMETIDO A UM CATETERISMO NO DOMINGO, 20/11, NO HOSPITAL QUINTA D'OR, NO RIO. SEGUNDO A ASSESSORIA DO HOSPITAL, ELE TEVE DIAGNOSTICADA UMA OBSTRUÇÃO NA CORONÁRIA DIREITA E RECEBEU O IMPLANTE DE UM STENT.

6 comentários:

Ebert disse...

Lembro que não é novidade o drama, Garotinho quando Rosinha sofreu acusação fez um espetáculo também. Era uma greve de fome que claro deu em nada ele está muito vivo até hoje

J.A.Barros disse...

Se em vez do Garotinho o homem na maca esperneando aos gritos e sendo contido por massas brutas da Polícia Federal fosse por exemplo o dr. José Dirceu? Como seria então o conteúdo deste texto? Gostaria de saber porque seria muito intrigante o objetivo a alcançar. Não é verdade?

F. Ochner disse...

O povo não aguenta corrupção, mas há leis e direitos a respeitar.
O que vem aí, linchamento? Políticos destroçados nas ruas como Khadaffi?

Stella disse...

É preciso lembrar que o desvio de dinheiro publico é um desrespeito a população com consequências em falta de dinheiro para saúde, segurança, educação investimentos etc. Tem gente que exagera mas entendo a reação do povão.

Estevão disse...

Os personagens envolvido são dados a espetáculos. Me lembro dessa greve de fome pastelão. Esses figurões presos subitamente adoecem. Uma decisão sensata seria antes da transferência a Justiça mandar fazer uma avaliação médica com médicos indicado pelo juiz e não vinculados ao estado ou município nem ao político.
Nem cair na truculência nem fazer o jogo do acusado que no fim conseguiu o privilegio que queria.

Wilson disse...

Li no jornal que um médico disse que Garotinho sente essa dor há 12 anos. Foi coincidência o pequeno atraso, parceiro, mas tava mais do que na hora de operar