quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Tragédia em Goiânia: pai mata filho ativista. Não queria que ele participasse de movimentos sociais...


A história conta que Pedro Aleixo, então "vice" do ditador Costa e Silva, embora submisso ao regime e tendo assinado o AI-5, declarou seu temor de que a violência institucionalizada pelo decreto fosse, no dia a dia, multiplicada por apoiadores do regime militar.

"O problema é o guarda da esquina", teria dito Aleixo, em alusão aos efeitos do Ato na "burocracia" da ditadura.

Foi tristemente profético.

O papelucho sujo de sangue que aquelas figuras patéticas baixaram em 13 de dezembro de 1968 virou carta branca para assassinatos, sequestros, torturas e perseguições a quem quer que fosse contrário aos poderosos de então.

Os jornais noticiam uma tragédia ocorrida ontem em Goiânia. O estudante Guilherme Silva Neto, de 20 anos, foi morto pelo pai, o engenheiro Alexandre José da Silva Neto, que não queria que o rapaz participasse de movimentos sociais.

O estudante foi morto ao sair para participar de uma ocupação. O pai o perseguiu pelas ruas, baleou o filho várias vezes e, em seguida, se suicidou.

Por trás da intolerância que se espalha está o discurso oficial de ódio que certos políticos, algumas autoridades, muitos jornalistas e articulistas clara e "orgulhosamente" identificados com a direita brasileira colocam em prática, já há alguns anos, com espantosa virulência, na mídia, nos palácios, nas igrejas e nas ruas.

Eles acordaram os guardas da esquina.

4 comentários:

Waldir disse...

Esse incentivo a violência política pode estimular mentes que já tem um desequilíbrio qualquer. É preciso ter mais responsabilidade é não demonizar movimentos democráticos. Isso é fascismo e acaba mal

Rick disse...

Milícias de direita, como a da SS , já invadem a Câmara e pedem intervenção militar.

Edilson disse...

Essa guerra política tambem provoca agressões a jornalistas que cobrem manifestação. Tanto da polícia como de gente de direita que quer militares de volta e de esquerda que não se confirmam com o golpe e a campanha da mídia pelo golpe

Malu disse...

Tudo por causa do clima de guerra