Garotinho, aparentemente sedado, é conduzido para a ambulância. |
De repente, acorda e parte para um "UFC" que bombou nas redes sociais |
Vamos combinar que a Internet nunca se divertiu tanto em uma noite/madrugada chuvosa.
Eis que o preso número 2, o ex-governador do RJ, Sérgio Cabral, dominava o noticiário com um desfile de jóias, lanchas, anéis, sapatos, relógios e até cachorro-quente supostamente bancados por empresas. Subornos, segundo a papelada da investigação, apelidados de "oxigênio".
Só dava Cabral na mídia. O preso número 1, o também ex-governador Garotinho, já perdia evidência.
"Não contavam com a minha astúcia", diria um Chapolin Colorado campista.
Garotinho só não tinha perdido as primeiras páginas, ainda, porque pouco depois de ser preso teria passado mal e ido parar no Hospital Municipal Souza Aguiar.
Lá, segundo denúncias de funcionários indignados, estaria recebendo privilegiadas atenções (não esqueçam que o homem estava em alta e foi um dos pilares da vitória do futuro prefeito Marcelo Crivella).
Já havia até articulação para prorrogar a internação do político acusado pela MP e PF de fraude eleitoral ao distribuir milhares de cheques-cidadão em troca de voto.
Para acabar com a protelação, a Justiça ordenou a transferência imediata de Garotinho para um presídio onde também receberia atendimento médico e seria submetido a exames para avaliar a alegada e surpreendente degradação de seu estado de saúde logo após a prisão.
Mas isso aí cabe ao juiz do caso e à PF.
Já os vídeos, de domínio público, são tão burlescos que muita gente duvidou se eram reais ou produtos de uma incrível dramaturgia política. Se for teatro - o que seria uma espécie de marketing de vitimologia-, cancelem as inscrições para o Oscar e apresentem na categoria "Melhor Filme Estrangeiro" a sequência gravada no Souza Aguiar.
Desespero, violência, drama, paixões descontroladas, humor negro: estão lá os ingredientes de uma produção arrasa-quarteirão. Um momento imperdível é quando Garotinho vem na maca, aparentemente sedado, e desperta para a briga com tanta determinação e energia que vários enfermeiros e policiais tentam conter o homem. A credibilidade arranahada e a desconfiança atalvez tivessem origem, na visão dos internautas, em um precedente: em 2006, Garotinho fez uma dramática greve de fome contra a mídia que, segundo ele, estava desconstruindo sua imagem
Uma série de vídeos está bombando no You Tube. Se você entrar no site e digitar "Garotinho esperneia" será levado a mais de uma dezena desses filminhos que já contam milhares de acessos.
VEJA UM DESSES VÍDEOS, CLIQUE AQUI
Da mesma maneira, memes com a voz do povo borbulham na web. Veja algumas reproduções:
ATUALIZAÇÃO EM 18/11: DA MESMA MANEIRA QUE COMEMOROU E IRONIZOU A PRISÃO DE GAROTINHO E SÉRGIO CABRAL, QUE FEZ GIRAR VÍDEOS E PRODUZIU MEMES, AS REDES SOCIAIS REGISTRAM CONDENAÇÃO AO TRATAMENTO ESPETACULOSO DADO AOS REFERIDOS EPISÓDIOS. NÃO SE COMBATE A CORRUPÇÃO DESRESPEITANDO PESSOAS E DIREITOS, OPINAM INTERNAUTAS. ONTEM, O TSE DETERMINOU A TRANSFERÊNCIA DO EX-GOVERNADOR GAROTINHO PARA UM HOSPITAL
ATUALIZAÇÃO EM 21/11: O EX-GOVERNADOR GAROTINHO FOI SUBMETIDO A UM CATETERISMO NO DOMINGO, 20/11, NO HOSPITAL QUINTA D'OR, NO RIO. SEGUNDO A ASSESSORIA DO HOSPITAL, ELE TEVE DIAGNOSTICADA UMA OBSTRUÇÃO NA CORONÁRIA DIREITA E RECEBEU O IMPLANTE DE UM STENT.
6 comentários:
Lembro que não é novidade o drama, Garotinho quando Rosinha sofreu acusação fez um espetáculo também. Era uma greve de fome que claro deu em nada ele está muito vivo até hoje
Se em vez do Garotinho o homem na maca esperneando aos gritos e sendo contido por massas brutas da Polícia Federal fosse por exemplo o dr. José Dirceu? Como seria então o conteúdo deste texto? Gostaria de saber porque seria muito intrigante o objetivo a alcançar. Não é verdade?
O povo não aguenta corrupção, mas há leis e direitos a respeitar.
O que vem aí, linchamento? Políticos destroçados nas ruas como Khadaffi?
É preciso lembrar que o desvio de dinheiro publico é um desrespeito a população com consequências em falta de dinheiro para saúde, segurança, educação investimentos etc. Tem gente que exagera mas entendo a reação do povão.
Os personagens envolvido são dados a espetáculos. Me lembro dessa greve de fome pastelão. Esses figurões presos subitamente adoecem. Uma decisão sensata seria antes da transferência a Justiça mandar fazer uma avaliação médica com médicos indicado pelo juiz e não vinculados ao estado ou município nem ao político.
Nem cair na truculência nem fazer o jogo do acusado que no fim conseguiu o privilegio que queria.
Li no jornal que um médico disse que Garotinho sente essa dor há 12 anos. Foi coincidência o pequeno atraso, parceiro, mas tava mais do que na hora de operar
Postar um comentário