quarta-feira, 30 de novembro de 2016

O voo da Chapecoense: futebol e o jornalismo choram suas perdas

Delegação da Chapecoense e jornalistas quando aguardavam
a decolagem do Avro que os levaria a Medellín. Reprodução Twitter 
Como o futebol, o jornalismo vive um trágico momento. Além dos jogadores, técnicos e dirigentes da Chapecoense, o voo para Medellín levava colegas do Fox Sports, da TV Globo, da RBS, do Globoesporte.com, e de rádios de Santa Catarina. 

Do grupo, apenas um, Rafael Henzel, da Rádio Oeste Capital FM, sobreviveu. 

Entre as vítimas, Victorino Chermont (FOX), Lilacio Pereira Jr. (FOX), Rodrigo Santana Gonçalves (FOX), Devair Paschoalon (FOX), Paulo Julio Clement (FOX), Guilherme Marques (TV Globo), Guilherme Van der Laars (TV Globo), Ari de Araújo Jr. (TV Globo), Laion Espindola (GloboEsporte.com), Giovane Klein Victória (RBS), André Podiacki (RBS), Bruno Mauri da Silva (RBS), – Djalma Araújo Neto (RBS), Gelson Galiotto (Rádio Super Condá), Ivan Carlos Agnoletto (Rádio Super Condá), Fernando Schardong  (Rádio AM), Douglas Dorneles (Rádio Chapecó), Edson Ebeliny (Rádio AM), Jacir Biavatti (Rádio AM), Renan Agnolin (Rádio FM)

A mídia nacional e internacional relembrou ontem alguns desastres aéreos que, em várias épocas, vitimaram equipes esportivas, como o  Torino, da Itália, o Manchester United, da Inglaterra, o Lokomotiv 
(equipe russa de hóquei sobre gelo), a seleção de futebol da Zâmbia, o Alianza Lima, a equipe de rúgbi Old Christians, do Uruguai e a seleção feminina de vôlei de Porto Rico. 

Também ontem, jornalistas mais antigos não puderam deixar de lembrar uma tragédia que, em 1984, abalou todas as redações cariocas. 

Um Bandeirantes, da TAM, que voava para Campos (RJ), onde a Petrobras comemorava a extração de 500 mil barris por dia, chocou-se contra um morro pouco antes de aterrissar. Entre as 18 vítimas, estavam 14 jornalistas e técnicos da Globo, Manchete, Bandeirantes e Educativa. Quatro dos profissionais eram da TV Manchete, entre o quais o repórter Ulysses Madruga que também trabalhou na revista Fatos & Fotos.

Foi, tal como agora, um dia de tristeza e a saudade para os jornalistas.

Que todos descansem em paz.

Um comentário:

Jana disse...

Nossas orações para tantas vidas. Que sejam felizes na outra vida. Meu abraço e conforto a todas as famílias.