segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Suástica em Nova York: Trump e seus apoiadores estão chegando...

A suástica e um "Vai Trump" nas grades de um parque em homenagem a um rapper de
ascendência judaica. Reprodução Twitter

Suástica desenhada no prédio do senador democrata, homossexual assumido, Brad Hoylman.
Reprodução Twitter 

Apoiadores de Trump picharam os banheiros da Universidade Kerrey Hall, em NY.
Reprodução Twitter

por J. P. Macedo

Donald Trump não esconde o jogo.

Ao montar a equipe de transição e indicar o núcleo forte do seu futuro governo, ele é exatamente Trump.

Alguns comentaristas otimistas, menos da mídia americana e mais da mídia da direita brasileira, elaboraram análises segundo as quais o Trump candidato era um e o Trump presidente será outro.

Sempre haverá diferenças entre o palanque e o Salão Oval. Mas o candidato dá sinais claríssimos de que a plataforma anunciada será implantada.

Os primeiros nomeados para o círculo próximo ao futuro presidente são notórios radicais à direita mesmo de parte do Partido Republicano.

Ku Klux Klan, milícias anti-imigração, figuras que fazem ponte com líderes da direita europeia, racismos, eugenia etc estão presentes no DNA político de vários deles.

Mike Pence, o vice-presidente, por exemplo, assinou um projeto que proíbe o aborto mas a depender de critérios de gênero, deficiência física e mental e raça do feto.

Jeff Sessions, ministro da Justiça, tem histórico de acusações de racismo. Já foi condenado em processo por usar termos ofensivos aos negros, elogiou a Ku Klux Klan e diz que a Associaação Nacional para o Desenvolvimento da População de Não-Branca é órgao anti-americano e de inspiração comunista.

Mike Pompeo, diretor da CIA, é conhecido como linha-dura, faz parte do movimento conservador Tea Party e prega a espionagem interna e externa em massa através dos sistemas da Agência Nacional de Segurança.

Stephen Bannon, que vai chefiar a equipe de conselheiro de Trump, já é consideraod um dos principais nomes do governo. Dono do site conservador Breitbart News, ele está sendo visto como o pilar da direita em Washington e como o zagueiro que não vai deixar Trump dar nem um passo em direção ao centro ou à conciliação com liberais.

Provavelmente depois de todo esse incentivo, apoiadores de Trump sentiram-se à vontade para, nos últimos dias, tatuar Nova York de suásticas.

Prevê-se que a partir do Dia T, o da posse, em janeiro, tinta é que não vai faltar.

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Olha gente, no meu entender, Trump encarna o espírito do americano médio. Esse tipo de americano, que é maioria, foi quem elegeu Trunp. Ele quer mesmo o muro isolando México, quer a expatriação de muçulmanos, quer a remoção e expulsão dos portoriqenhos, cubanos que no seu modo de ver são inferiores e deliquentes. A Klu Klux Kan já botou o seu rabo de fora. Desse é o modelo político que o povo americano na sua maioria deseja e quer. Eles eram assim no começo do século XX. A Segunda Guerra é fez essa grande revolução de comportamento ao mesmo tempo que fazia dele o maior país do mundo. Seria necessário uma análise muito mais profunda para se tentar explicar quem é o verdadeiro norte americano, se bem que revela muito de seu caráter isso nos filmes que Hollywood produz.