segunda-feira, 23 de março de 2015

Claudio Marzo, vida, talento e sucesso documentados pela revista Amiga...





Na década de 1970, quando o gênero novela dominava a televisão, com picos de audiência que ultrapassavam, muitas vezes, mais de 80% dos televisores ligados, Claudio Marzo tornou-se um dos mais importantes atores do Brasil. Certamente, a teledramaturgia da Globo deve muito a ele. Foram mais de 30 novelas e cerca de 30 filmes, em 50 anos de carreira. A revista Amiga, assim como a Sétimo Céu, documentaram muitos desses momentos, passo a passo, ao testemunharem, em sintonia com a expectativa de milhares de leitoras e fãs, a trajetória e o sucesso do galã Claudio Marzo. Foi um "galã com conteúdo", diz-se atualmente, para diferenciar os verdadeiros atores. os que permanecem, dos "famosos", a maioria apenas cíclicos, que representam a banalização do termo galã. Foi talvez um dos atores mais focalizados pela revista. Desde as novelas "Véu de Noiva" e "Carinhoso", passando pela épica "Irmãos Coragem", pelo realismo-fantástico de "Saramandaia", o humor de "Plumas & Paetês", o fascínio rural do Velho do Rio, seu personagem antológico em "Pantanal", a nostalgia de "Kananga do Japão" (essas duas últimas na Rede Manchete, quando era figura frequente, sempre atencioso, nos corredores do prédio do Russell, sede da TV e das redações das revistas da Bloch), e filmes como "Copacabana me Engana", "Pra Frente Brasil",  "O Homem Nu" e "A Dama do Lotação, entre tantos trabalhos marcantes. Cláudio Marzo morreu ontem, aos 74 anos, no Rio de Janeiro. Ultimamente, enfrentava sérios problemas de saúde. Foi internado no dia 4 de março, em crise provocada por enfisema pulmonar, agravada, depois, por uma pneumonia. O ator deixa a viúva, a diretora Neia Marzo, com quem estava casado há 27 anos, e três filhos: Bento, do casamento com a atriz Xuxa Lopes; Alexandra Marzo, de sua união com Betty Faria, e Diogo, da união com Denise Dumont, e uma bela história na TV, cinema e teatro.

2 comentários:

Isabela disse...

Grande ator. Com poucas exceções, os de hoje não têm formação nem intelectual, nem teatral, nem cultural, mal são alfabetizados ou tem ensino médio. São um desastre de interpretação por isso aparecem e somem. Atores com claudio Marzo fazem falta

Nadja disse...

Vai com Deus, me deu muitas alegria, emoção, ver suas novelas aliviou muitas vezes minha solidão e acredito a de muita gente. Um homem de bem.