segunda-feira, 23 de março de 2015

Iwo Jima, 70 anos...

Na foto de Hitoshi Maeshiro, da European Pressphot, reproduzida do USA Today, parentes de soldados mortos em Iwo Jima recolhem areia da praia onde aconteceu o desembarque. Ao fundo, o Monte Suribachi...

...que aparece na foto acima, em plena batalha, e que foi o...

...cenário da famosa foto de Joe Rosenthal.

A bandeira hasteada no Suribachi, em 1945, Atualmente,..
no mesmo local, há um memorial. Na foto, saudado por caças da Marinha dos Estados Unidos. Fotos Memorial Suribachi. 
O jornal USA Today publica uma matéria sobre os 70 anos da batalha de Iwo Jima, que se prolongou do dia 19 de fevereiro a 26 de março. Na semana passada, parentes de soldados norte-americanos e de japoneses mortos no conflito voltaram à ilha. Hoje, no cenário da famosa foto de Joe Rosenthal, que mostrou fuzileiros fincando no solo a bandeira dos Estados Unidos há um memorial. Curiosamente, a foto não marcou exatamente o fim da batalha. A imagem foi feita quando os marines conquistaram o Monte Suribachi, um importante posto da artilharia japonesa. A disputan sangrenta prossegui por mais após a Tanto que três dos soldados que aparecem na foto morreram em ação nos dias seguintes.
VEJA IWO JIMA HOJE NO USA TODAY. CLIQUE AQUI

2 comentários:

Adauto disse...

Até hoje há quem diga que a ocupação da ilha não era estrategicamente importante. A dois meses do fim da guerra, os Estados Unidos já dominavam completamente o Pacífico. E os preparativos para o lançamento das bombas de Hiroshima e Nagazaki estavam adiantados.

J.A.Barros disse...

Há uma versão de que a foto que se tornou o símbolo da tomada de Iwo Jima não é a verdadeira porque os oficiais não acharam o visual de qualidade e mandaram repetir o ato com uma nova foto sendo dessa vez estudada e bem posada. Bem , essa é uma história que corre, não sei se é verdadeira. Nessa invasão de Iwo Jima morreram 20 mil japoneses e 5 mil americanos.