segunda-feira, 23 de março de 2015

Nuvens pesadas no horizonte...


LEIA MAIS, CLIQUE AQUI
O link acima remete ao jornal O Tempo, de MG, texto que está divulgado em sites como o IG. O comentário que se segue é do blog: 
Como em 1963-1964, está em curso uma campanha para tornar fato corriqueiro e aceitável, "para proteger a democracia", a queda de Dilma Rousseff. O que antes era um postura quase exótica de grupos que pedem a volta da ditadura, agora envolve, rapidamente, colunistas alinhados com a direita que perdem o recato e já colocam o "golpe constitucional" como uma saída "normal". Uma possibilidade que ganha mais espaço na mídia e na rede social ativista, que já investe em publicidade (veja post sobre "A 'guerra civil' da comunicação", abaixo) do que entre a maioria dos manifestantes (segundo pesquisas amplamente divulgadas, mais de 80% dos que foram às ruas no domingo anti-Dilma, pedem mudanças, combate à corrupção, mas não um golpe ou impeachment sem fundamento). Mas a leitura dos jornais e na rede social, que soma os opositores sinceros com os conspiradores impulsionados por "robôs", tenta passar uma "unanimidade" que não existe a favor da renúncia, queda, impeachment, o que seja, da presidente eleita. Mas o filme não está nem na metade. Em abril virão novas manifestações. Há setores políticos no Congresso claramente determinados a inviabilizar o governo. Não se trata mais de uma ofensiva contra a corrupção mas de uma acirrada luta pelo poder. Por esse motivo, sim, a democracia pode ser a próxima vítima.  

4 comentários:

Anônimo disse...

No tempo da ditadura, quando sabiam de operações policiais ou de que algum parceiro tinha sido preso, amigos avisavam uns aos outros que "vai chover, não sai sem guarda-chuva". Era o código. Será que vamos voltar pra esse época graças a essa campanha da oposição e dos que criticam Dilma, até com razão em alguns pontos, mas es~tao servindo de boi de piranha para outros interesses e até de um golpe?

J.A.Barros disse...

Não caro anônimo, não existe mais hoje clima nem generais ambiciosos e sedentos de poder que se aventurem a dar um golpe militar na atual democracia brasileira. Esse tempo passou e os velhos generais golpistas morreram. Nem a dona Dilma levará ïnpeachment"pelo seu desastrado e incompetente governo. Ela cumprirá o seu mandato até o fim, porque esse será o seu castigo e quando terminar o seu mandato o PT cairá junto como um partido decadente e fora de sentido.

Corrêa disse...

Daí a opção por um "golpe constitucional". o que é a mesma coisa

J.A.Barros disse...

Até porque ela já comprou um palacete em Porto
alegre por 5 milhões de reais ,ou dólares, não sei, pra quando terminar o seu mandato viver o resto de sua burra incompetência de vida nos salões luxuosos de sua mansão em Porto alegre.