GERVÁSIO BAPTISTA, UM DOS GRANDES FOTÓGRAFOS DA LENDÁRIA EQUIPE DA MANCHETE, CONTA OS BASTIDORES DA ÚLTIMA E POLÊMICA FOTO DE TANCREDO NEVES, NO HOSPITAL, FEITA HÁ EXATOS 30 ANOS.
Gervásio fotografou Tancredo Neves e os médicos do Hospital de Base, em Brasíila, no dia 25 de março de 1985. Tancredo tinha se submetido a duas cirurgias. Foto; Gervásio Baptista. |
O recém-criado canal de fotojornalismo no YouTube mostra histórias de dois monstros-sagrados da cobertura de política O programa Última Cortina, apresentado pelo repórter fotográfico Joedson Alves, tem como objetivo veicular vídeos feitos com depoimentos pontuais de grandes fotojornalistas que atuam na capital federal. Para a estreia, o convidado especial foi Gervásio Baptista que, do alto de seus 90 anos, é uma lenda viva do fotojornalismo de política.
Entre as tantas histórias que Baptista viveu, no vídeo ele fala sobre a polêmica última foto do ex-presidente Tancredo Neves vivo, da qual é o autor. Na época (1985), a veiculação da foto causou um certo alvoroço, pois surgiram teorias de que Tancredo estaria morto quando foi fotografado e que fora praticamente mumificado para posar diante da lente de Baptista, que trabalhava para a área de comunicação da presidência da república.
VEJA O VÍDEO DE GERVÁSIO BAPTISTA, CLIQUE AQUI
CONHEÇA O SITE DA REVISTA FOTOGRAFE MELHOR, CLIQUE AQUI
2 comentários:
Gervásio, um grande nome da fotografia, alé de ser um colega sensacional
Muito legal o video, um abraço ao Gervásio
Postar um comentário