"War Tubas" acionadas por ar comprimido. Foto Domínio Público |
Esse aí é um espécie de estetoscópio gigante para detectar ataque aéreo.Foto Domínio Público |
Tais bizarrices foram tema de um debate recente sobre a proliferação de aplicativos para celular. Há coisas úteis, como o aplicativo para chamar táxi, e há criações dignas de um professor Pardal. Em muitos casos, complicam tarefas simples que o analógico resolve melhor. Um app que indica se a melancia ou o abacaxi na feira estão maduros maduros. Dá para viver sem isso. A rede está lotada agora de aplicativos que ensinam a economizar água. A intenção é boa, mas um deles tem dicas do tempo da vovô: fechar a torneira enquanto escova os dentes, desligar o chuveiro enquanto ensaboa, cronometrar o banho de acordo com uma tabela decrescente, meta de consumo etc. O chato do app fica avisando por áudio essas obviedades. Tem um que recomenda não deixar a torneira pingando e faz um cálculo imediato do desperdício/litro/hora. E, si, está à venda um app para quem quiser controlar quando a namorada está menstruada para não perder tempo indo à casa dela.
No tempo da Revolução Industrial, os gênios achavam que tudo se resolvia com uma máquina; hoje, os nerds acham que nada funciona sem app. Dizem que uns amigos, depois de muito insistir, conseguiram tirar um nerd da frente do computador e levá-lo para tomar um chope pela primeira vez. O cara gostou tanto que resolveu fazer um aplicativo que transforma o iPhone em uma tulipa de chope. Fez. Está à venda. E o nerd nunca mais voltou ao botequim.
A palavra dos especialistas: cerca de 90% dos apps são absolutamente dispensáveis e tão inúteis quanto as "war tubas" e o fuzil em curva.
Fuzil em curva para atirar na esquina. Reprodução. |
2 comentários:
A maioria dos apps desenvolvidos pelos jovens nerds é brincadeirinha, piadinha, pegadinha. Perde-se um tempo enorme com essas bobagens.
isso aí é coisa de uns garotos idiotas, alguns apps me lembram aquela babaquice do tamagochi. Mas tem gente séria fazendo coisa séria
Postar um comentário