quinta-feira, 19 de março de 2015

Polêmica na publicidade: onde é mesmo que acabam o bom senso e a liberdade de expressão e começa o moralismo doentio?

Uma foto do catálogo da rede americana de varejo tem provocado uma discussão na rede e uma polêmica na Inglaterra. A questão é saber até onde vai a expressão livre e solta na publicidade? A American Apparel ilustrou a divulgação de uma coleção com uma imagem de uma modelo - que, segundo a loja, tem 20 anos - que o órgão de autorregulamentação inglês - Advertising Standards Authority considerou uma peça de "representação sexual". O problema é que um dos integrantes do tal conselho achou que a menina não tem mais do que 16 anos. A marca provou que não, é maior de idade. Aí o conselheiro alegou que, mesmo assim, é grave o fato de a modelo aparentar menos idade. Bom, assim fica difícil. Na base da suposição, o sujeito vai ver o que lhe passa na mente insondável. Melhor esse conselheiro sair um pouco pra tomar um ar, dar um caminhada, esfriar a cabeça. Ou parar de ver anúncio. A sensualidade, como o humor, é um elemento presente em muito anúncios. A pergunta que não quer calar é a seguinte: o que fazia  o conselheiro navegando em um site que vende maiô. Estaria ele querendo ir à praia?

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Realmente não dá pra entender esse tipo de conservadorismo nos tempos atuais.
Que tipo de conselheiro é esse? Fico muito desconfiado do caráter desses moralistas que de repente surgem do nada criando polemicas inúteis e sem sentido. Qual o problema do corpo da mulher, que sempre foi glorificado e pintado pelos grandes artistas plásticos, pelos poetas e escritores românticos quando são exibidos nus ou quase em publicidades ou não? Benditas sejam as Venus que com os seus magnificos e belos corpos enfeitam a humanidade e enche de prazer os olhos dos humanos.


Anônimo disse...

Mais respeito com as pessoas, porque nem todos são iguais a ti. Onde é que tu esta vendo uma "menina" na foto. Menina tem menos de 12 anos pela lei. Não é nem mesmo uma adolescente mas uma mulher. Portanto chamar uma mulher adulta de menina é um pouco estranho. Ou será que tu esta enxergando na foto uma menina com tua visão distorcida de quem quer ver uma menininha.