segunda-feira, 16 de março de 2015

Duas imagens, duas épocas

 O tempo passa, o tempo voa e tem sempre alguma autoridade tentando explicar ao povo o inexplicável.  O procurador Deltan Dallagnoll está na TV agora demostrando os números do pagamento de propinas por empresários a políticos de vários partidos dentro dos desvios operados por ex-funcionários da Petrobras. O procurador parece não ter muita intimidade com o projetor de power point. Boas intenções à parte, ele se postou diante do feixe de luz, eclipsou as informações - não conseguia ouvir os apelos dos fotógrafos e repórteres presentes-  e criou na tela uma sombra sinistra que deve ser ameaçadora para os acusados. Nesses dias em que há quem peça a volta da ditadura vem à lembrança outra cena oficial, essa de 1981, quando um coronel do Exército (Job Lorena) era o encarregado de demonstrar em mirabolante projeção que os militares que carregavam bombas para o atentado do Riocentro eram, na verdade, vítimas de bombas armadas por militantes de esquerda. A história mostrou que eram terroristas da linha dura do regime. Obviamente, os dois casos não têm relação a não ser visual, guardadas as diferenças tecnológicas de cada época. Que o procurador cumpra sua missão. O coronel, na época, não cumpriu a dele.

5 comentários:

J.A.Barros disse...

BQVManchete, o que vc quis dizer com essa comparação? Qual o recado oculto nesses dois atos tão obviamente desiguais?

Corrêa disse...

Fiquei preocupado com o raciocínio do procurador. Ele diferencia doaçoes eleitorais legais de ilegais. Como vai saber? O dinheiro de propina é ilegal. Mas a propina era paga exatamente para garantir o superfaturamento e aumentar o lucro da empreiteira. Sendo assim, esse lucro que também se transformou em doação também está contaminado. Mas o processo vai pegar todo mundo? Diria que não

BQVManchete disse...

J.A.Barros, nada, apenas o que o texto diz, autoridades se explicando, nem sempre convincentes. Como a música da Elis, nem sempre ganhando, nem sempre perdendo mas aprendendo a jogar...

Wilson disse...

tudo é política, nem todos os escândalos são apurados, a gaveta é grande e poderosa

J.A.Barros disse...

Como estamos vivendo numa democracia alguns idiotas, como esse último, tem o direito de dizer bobagens e palavras iradas – será que ele pertence ao "exército"do Pedro Sttédille ou do EI? Não me espantaria se ele desfilasse em plena Av. Rio armado de uma AK 47.
Mas BGV, o que realmente vc quis dizer é que o promotor faz parte de um plano de conspiração contra o governo a fim de derruba-lo. Mas, estamos "sob a luz do sol "como repetiu o douto MJ e toda verdade está sendo declarada em público.
É uma pena que a empresa do Povo Brasileiro esteja sendo roubada e estraçalhada pelos seus próprios "Diretores " nomeados politicamente pelos poderosos do PT. Sempre achei que a Petrobras – sem acento – fosse dos seus diretores mas hoje diante dessa espantosa corrupção acredito que a Petrobrás – com acento – é do PT.