domingo, 8 de março de 2015

Informe BQVM

- O listão chegou ao STF. É a hora de saber se a delação premiada vem com provas. Só assim, as punições virão.
- O número de políticos a serem investigados agora pode ter surpreendido. E deve aumentar. Mas o arrastão não é inédito: em 1993, por ocasião da CPI do Orçamento, 37 deputados foram levados a uma investigação. Propina, desvio de recursos para empresas fantasmas e lavagem de dinheiro foram os crimes das suas excelências. Apenas seis parlamentares foram cassados, outros renunciaram, alguns até voltaram à Câmara. Nenhum político foi preso. O dinheiro roubado nunca foi devolvido aos cofres públicos.
- O Rio passou a aplicar "multa moral" a quem estaciona em lugar proibido ou em cima da calçada. Se a multa em dinheiro não impede a ilegalidade nem de motoristas, nem dos hotéis da orla, que têm as calçadas com "propriedade", imagine a "multa moral". Vai ser rapidamente desmoralizada.
- Rússia prende cinco suspeitos do assassinato de Boris Nemtsov. Todas as hipóteses estão sendo investigadas. Uma das pistas tem ligações islâmicas: Nemtsov havia expressado solidariedade ao jornal satírico francês Charlie Hebdo.
- Impossível disfarçar ou sair de fininho: financiamento privado de campanhas eleitorais equivale a propina. Não é por acaso que as duas fontes de abastecimento dos bolsos político andam juntas e abraçadas na Lava Jato. A estratégia que une todos os partidos e a mídia: rejeitar a criminalização das "doações".
-"Tios"á e "tias" colunistas pedem hoje o indiciamento de Dilma Rousseff. O que se diz é que tem equipe  caça urgente de um "Gregório", um tipo de elo, como o de 1954, que faça deslanchar a queda da presidente.
- O Rio e, provavelmente muitas cidades brasileiras, gastou muito dinheiro para tornar subterrânea - e mais segura - a malha de cabos de eletricidade.  As distribuidoras privatizadas e as empresas de telefonia, TV a cabo e serviços de internet, estão, como diz o vice governador baiano - "cagando e andando" pra isso. Em áreas onde a fiação já é subterrânea, tais companhias penduram fios em postes na maior cara de pau. E vai ficar assim. O STF concedeu liminar às empresas para que prossigam no emporcalhamento visual da cidade. A Aneel e a Anatel, agências de (des) regulamentação neoliberal, onde tudo vale, desde que seja a favor das empresas e em prejuízo dos usuários, não se manifestam. O Globo de hoje tem matéria sobre o assunto. A visão das empresas é arrogante: vai ficar tudo como está, inclusive na região do Porto, que está sendo reurbanizada.
- Brasileiros desprivilegiados já estão juntando recibos para declarar o imposto de renda. Você sabia que esse é um problema que não afeta os mais ricos? Pois é: a maioria tem seus rendimento classificados na rubrica "dividendos". Sabe qual é a alíquota que eles pagam: zero. E a dupla Levy/Dilma quer empalar a estaca fiscal na maioria que ganha pouco.
- O PP é descendente da Arena, da ditadura. Partido que conheceu muito bem a Petrobras...
- Sem generalizações. O livro "História dos Jornais no Brasil", de Matias Molina, conta que D. João VI trouxe os primeiros prelos para o Brasil. Até aí, é história. O que o livro revela é que o governo enviou um sujeito a Londres para aprender a manejar as máquinas. Ele ficou lá por dois anos fazendo esse "curso". Com o know how absorvido voltou ao Brasil e, pouco tempo depois, alegou um "desacordo salarial" e se mandou para Portugal, onde tinha proposta melhor. Ou seja: está identificado o que poderia ter sido picareta chapa 000001 no caminho da nossa futura mídia.

3 comentários:

Jorge curau disse...

O golpe está em andamento.Quem tem mais de 50 anos sabe como isso funciona.

J.A.Barros disse...

Não, não acredito que haverá inpeachment. Não clima a menos que o ex-presidente continue evocar o exército do Stedille que essa semana estava em Caracas abraçado ao Maduro.
Fruta quando amadurece demais cai do pé.

Jorge Curau disse...

Hoje um articulista de um grande jornal já pede o impeachment e elogia o Clube Militar. Parece o mesmo filme