sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Búlgaros prestigiam a posse da “enteada” do país

por Eli Halfoun
Os búlgaros vêm em peso prestigiar a posse de Dilma Rousseff, considerada uma espécie de enteada da Bulgária, país em que Pedro, seu pai, nasceu: cerca de 50 autoridades, incluindo o primeiro ministro Boyco Borissov, confirmaram presença. Só para lembrar: a Bulgária tem hoje um número de ciganos estimado em 400 mil e atualmente atravessa uma crise demográfica, com uma das menores taxas de crescimento populacional do mundo. Mais: na Primeira e na Segunda Guerra a Bulgária formou ao lado dos derrotados e depois ficou sob a influência da União Soviética, tornando-se uma república comunista que só teve eleições livres em 1990.
A posse de Dilma promete também atrações musicais, uma das quais o grupo Pato Fu que tem Fernanda Takai como cantora e por quem a presidente confessa uma grande admiração artística. Um grupo brasiliense de chorinho também estará na trilha sonora da festa de posse. Entre as autoridades internacionais confirmada também a presença do presidente da Autoridade Palestina Mahamound Abbas.
A presidente não esconde que gosta de fazer alquimias culinárias e assim que tiver tempo quer aprender a preparar com Fernanda Takai o pato com calda de frutas vermelhas, purê de batata baroa e aspargos, uma das especialidades da cantora que é boa de cozinha.

Nenhum comentário: