quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Greve no ar?

por Gonça
Nos últimos anos, as companhias aéreas viram seu faturamento e lucros decolarem rumos à estratosfera e com o conforto de ter uma dessas agências neo-liberais de herança tucana na "fiscalização". Apesar do lucro, deram os aumentos salariais que a lei obriga. Já foram flagradas usando tripulações além da carga horária regulamentar. Alteram rotas como querem, fundem vôos segundo seus interesses. São responsáveis pelo chamados caos aéreos tanto quanto problemas de infraestrutura. Com chuva ou sem chuva. Por isso, é um primor de ironia a nota oficial que o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias divulga hoje nos jornais. Diante da ameaça de greve de aeroviários e aeronautas, a nota fala em "evitar transtornos aos passageiros e seus familiares". Como assim? Estão preocuopadas com isso logo agora? Dizem que "devem todo respeito e consideração" aos passageiros? É mesmo? E quando cancelam vôos e fazem os pobres passageiros percorrem o país em rotas alteradas de última hora, isso é consideração? É lamentável que no período de festas apareçam transtornos no horizonte de quem vai viajar. Paciência. Os trabalhadores lutam pelos seus direitos. A greve é uma arma legítima. Uma negociação decente pode evitá-la. Notas risíveis como essa publicada hoje são inúteis.

6 comentários:

debarros disse...

Mas sempre foi assim ou já se esqueceu das greves comandadas pela CUT, pelos Sindicatos de várias categorias, pelo líder Sindical da época, hoje presidente deste país. Greves que paravam o país. Não está lembrado? A memória é fraca quando não atende a nossos interesses. Não é verdade?
Já tive de atravessar a Baia da Guanabara de canoa de pescador por motivo de greve dos marítimos. As Barcas ficaram paradas por causa daa greve.
Essa greve dos aeroviários é uma sacanagem por ser nessa época em que se comemora o Natal e o Ano Bom. Mas, isso é uma técnica dos Sindicatos dominados por "progressitas"aproveitadores que querem provocar o caos geralpara fazer valer as suas reivindicações. Precisa-se saber se essa greve é realmente alimentadas pelos aeronautas ou pelos empresários que tem interesse criar a confusão.
Agora, o que tem o governo passado com essa greve dos aeronautas? Não será uma idéia fixa que martela a cabecinha do sr. Gonça?

Gonça disse...

não entendeu debarros. Sou a favor do direito de greve. O setor tem lucrado muito. A era Lula tornou possível a milhões de brasileiros optar por viagen aéreas.Por que não dar um aumento justo, sem a ganância típica? São os responsáveis pela greve e pelos transtornos que dai venham.
A crítica ao governo elitista anterior é quanto às perniciosas agências que só defendem um lado, o das empresas. São instrumentos privados invadindo a gestão pública. Essa situação está aí e não combatem. Os trabalhadores reclamam há meses que estão trabalhando além da cota de horários legal, isso compromete até a segurança do vôo. Lula cortou alguma verba dessa turma, tinha que ter deixado a zero e mandado um projeto para implodir esse entulho neo-liberal. Está aí a responsabilidade do governo passado que o povo felizmente já impediu por três vezes que voltasse. A fixação infelizmente é pouca. Agora é esperar que Dilma tenha o bom senso de limpar esse terreno lodoso.

debarros disse...

Fico surpreso, estarrecido até, ao constatar como o espirito do serviço público contagiou esses "nossos" tão fervorosos "progressistas". Não era atoa que a União Soviética era tida como o país dos funcionários públicos. A China dos mandarins era o paraiso deles. Com a revolução criou-se uma nova classe de funcionários públicos, que fardadinhos, todos de uniformes iguais eram os funcionários públicos da grande nação chinesa, que continuou o mesmo elefante branco, apesar de presunçosas revoluções culturais, que só derramaram mais sangue em solo chinês.
Precisou aparecer um Den Xiaoping, para fazer uma nova revcoluçào chinesa com a criação do socialismo de mercado, acabar com castas de funcinários públicos e transformar esse grande país na grande nação que hoje assusta as nações mais poderosas do mundo.
Cuba está demitindo 500 mil funcionários públicos e criando registros comerciais para aqueles que quiserem montar o seu negócio privado.
São as nações que se achavam à margem do mundo e resolveram crescer acabando com falsas as ideologias e ingressar no mundo moderno e avançar.

debarros disse...

Não sou contra as greves justas e reivindicatorias de melhlores salários e melhores condiçòes de trabaljho.
Nào posso me esquecer da primeira greve dos funcionários da Rede manchete. Aconteceu que o Superitendente da Rede Manchete, surpreendido pela greve e sem saber que atitudes tomar telefonou para o então Ministro do Trabalho, um advogado na área trabalhista filiado ao PT e adovogado do Partido, pedindo orientação a este eminente político que respoondeu o seguinte:
– Caro Superitendende, não fique preocupado, demita uns dez grevistas, funcionários seus, que os outros grevistas ficarão amedrontados e voltarão ao trabalho no dia seguinte.
E foi o que aconteceu. A greve acabou o Superigendente não atendeu a nenhuma das reivindicaçòes e tudo ficou como antes.
A greve no Brasil é isto. O s empresários não perdem nunca e sempre apoiados pelo governo.
Lamento, caro Gonça, mas essa é a realidade deste Brasil do PT

Gonça disse...

o problema não é o serviço público o problema é não deixar que o dinheiro público dos impostos para saúde, educação, etc, vá parar no bolso de meia dúzia de empresários que mamam no Estado. No Brasil, o Estado nunca foi tão poderoso assim nem hegemônico, veja na História, o Estado sempre pertenceu a grupos privados. Em interesse próprio até ditaduras e conspirações fizeram. Quer um exemplo? a possível greve dos aeroviários e aeronautas, um direito válido em todas as democrqacias, foi proibida por uma lei dos tempos da ditadura, aí mantida graças a interesses empresariais. História, debarros,vá à História política e social do Brasil que é o melhor dos argumentos. Nem é preciso ideologia para derrubar essas opiniões. Que União Soviética? A Esquerda jamais esteve no poder neste país. Mesmo o PT só conseguiu chegar lá à base de alianças, as mesmas, infelizmente, com as quais os tucanos fizeram seu arremedo de governo. A diferença é que Lula conseguiu se impor em muitas decisões e por isso realizaou o seu bom governo, hoje reconhecido até pela mídia. É até chato ler jornal porque está exagerando, um dele chamou de "épico". Eu, que sou um crítico de Lula pelo que ele deixou de fazer e não pelo que fez, fico estarrecido.

debarros disse...

É isso aí, caro gonça, mais um pouco e vai reconhecer que o mito criado por um falso operário é uma falsa criatura, um falso político, um falso cidadão, um grande mentiroso e no final de tudo um grande espertalhão, que soube se aproveitar do momento e por ser o mandatário maior deste país a mídia, as empresas, as instituições de um modo geral, por tradição e cultura se tornam os grandes bajuladores e no final os grandes criadores de falsos mitos como esse que temos na presidência.
Governo, caro Gonça, é acima de tudo o grande fiscalizador, o grande cobrador.