segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Concessão, concessão, você sabe muito bem...

Quase entregando o cargo, Lula inaugura a duplicação...

...de um trecho da BR-101. Tempo de de viagem Rio-Angra cai de três para duas horas. Fotos DNIT/Divulgação
por Gonça
Notícias dessa semana dão força ao argumento de que privatização é uma coisa - e em em certos casos necessária, se os contratos forem transparentes e justos - "privataria", como diz o Elio Gaspari, é outra história. Às vésperas de deixar o governo, o presidente Lula inaugurou a duplicação de um trecho de 25km da BR.101. A obra faz parte dp Arco Metropolitano, do PAC. Do Rio a Angra, por exemplo, em vez das três horas de antes, com menos segurança e mais engarrafamentos, o tempo de viagem cai para duas horas. Esse era o trecho mais precário: a via chegou a ficar fechada por nove horas em função de deslizamentos. Os obras vão prosseguir rumo à divisa com SP. Veja a foto aí. Daria água na boca dos tucanos inclui-la na bacia das almas da privatização. Prontinha assim, atrairia uma fila de alegres interessados em cobrar pedágios exorbitantes. Agora, mostre um metro de estrada nova construida por um concessionário. Não existe? Moleza é o melhor negócio, certo? Outro exemplo: no Rio, empresa opera os trens da Central. Consequência da administração do tucano Marcelo Alencar, nos anos 90, quando governador. Pelo contrato, o Estado continua arcando até com o ônus de comprar novos trens. Agora, também pelo contrato de leão, agência do setor, outra invenção tucana, acaba de autorizar um aumento de 12% no preço das passagens. A inflação do período não chega nem perto disso. O aumento atinge o bolso do povo como um tiro de AR-15. Mas dizem que contrato é contrato e o Brasil vai carregar esse peso durante décadas. Até porque muitas desssas concessões têm cláusula de renovação. Em troca de algumas melhorias, concessionários estão prorrogando o direto de operar estradas e trens por até mais 25 anos, quando o correto seria ao fim da concessão buscar em leilão novos interessados a preço e contratos justos. Outro exemplo? Em vez de construir hidelétricas e linhas de transmissão, o que não fizeram, os tucanos privatizaram parte do setor elétrico e o que país ganhou foi um apagão histórico,  lembram? Mas a pior herança - que não surpreende vindo de um governo que privilegiou o aspecto financeiro e deixou de lado "miudezas" como desenvolvimento e preocupação social -  foi transformar energia em commodities. Criar um mercado de compra e venda de energia. Transformar um elemento vital para a população em item de especulação. Hoje, um sujeito com uma sala e dois telefones no centro da cidade ganha milhões comprando e vendendo energia. E isso tem impacto no preço que você paga na sua conta de luz. Lembra o velho over night, quando  playboys com uma linha telefônica ficavam ricos da noite pro dia. Que essas e outras informações fiquem gravadas no HD do eleitor sempre que ele comparecer às urnas. Em 2012 já teremos eleições. Não vamos nos dispersar.

5 comentários:

Ebert disse...

vc tem razão, que o povo, que paga por essas medidas, não esqueça o nome e CPF de quem patrocinou essas leis.

Oliveira disse...

nós sempre pagamos a conta dos desmandos. Muito se fala no custo Brasil, de impostos e problemas de infraestrutura, esse é o oficial, mas é preciso denunciar também esse outro Custo Brasil que foi criado no fim dos anos 90. São pedágios, taxas bancárias, planos de saúde exorbitantes, conta de celular (a mais cara do mundo), conta de luz, tudo isso aumentando mais do que a inflação. Empresas sem fiscalização ou punição criando trustes para aumentar preços em conjunto mandando a competitividade pro espaço. Vamos combater e denunciar esse custo também? Quero ver os empresários de São Paulo que criaram o Impostômetro criarem tabmé um Taxômetro para combater essa praga que também está fora do governo. Tudo vai pro bolso do trabalhador.

debarros disse...

Gonça, você é, por acaso, funcionário público ou trabalha em alguma estatal? Como pode levar oito anos para duplicar uma estrada:?

Gonça disse...

melhor nesse tempo do que só cobrar pedágio e não construir nem um metro de estrada.

Patrick disse...

Mas construiu. E o tal do FHC que que não enfiou nem um prego em uma barra de sabão?